Mathieu van der Poel reivindica uma grande vitória sobre Van Aert no GP Sven Nys

PARTILHJE

Um circuito completo como poucos e todos os seus rivais diante dele Mathieu van der Poel conseguiu uma grande e trabalhadora vitória no GP Sven Nys. Wout van Aert nunca cedeu, mas não foi capaz de seguir com ele.

O GP Sven Nys se tornou um clássico a partir de 1º de janeiro. A primeira corrida de ciclismo do ano nas últimas temporadas. E em um circuito completo e variado como poucos outros. Além disso, este ano, com a lama apenas para torná-lo autêntico ciclocrosse, mas tornando a maior parte do circuito ciclável para os melhores corredores do planeta. A grelha de largada não poderia ser melhor: Mathieu van der Poel, Wout van Aert, Tom Pidcock e até mesmo um Eli Iserbyt recuperado milagrosamente. A batalha entre eles não decepcionou.

Tom Pidcock compete com facilidade, destemido e sem medo de ninguém é algo que é provado corrida após corrida. Apesar de sua juventude, o corredor inglês foi o primeiro capaz de atacar a corrida e liderá-la constantemente no primeiro terço da competição. Pidcock tenso e intenso enquanto atrás dele apenas os melhores foram capazes de seguir em sua perseguição. Finalmente Mathieu van der Poel, Eli Iserbuy, Wout van Aert e o próprio Pidcock se reagrupariam. Van Aert lideraria temporariamente na verdade, houve mudanças na liderança até que Mathieu van der Poel decidir colocar todas as cartas na mesa.

O forte ataque do campeão mundial de ciclocrosse não poderia ter uma resposta imediata de ninguém. Van der Poel ganhou alguns segundos em áreas técnicas e estabeleceu o seu ritmo forte e constante para abrir uma pequena vantagem mas muito valiosa sobre Pidcock, que foi, no início, o seu único perseguidor. Mas as coisas mudaram, Wout van Aert tardou a reagir ao ataque de Van der Poel, pagou por isso, cedendo por quase 15 segundos. A duas voltas do fim, o belga recuperou o 2º lugar e forçou o ritmo na perseguição ao sólido líder. Conseguiu aparar a distância em algumas secções, especialmente as de pedalar pura e dura, mas era tarde demais para ele.

Desta vez Mathieu van der Poel não deu um único sinal de fraqueza e controlou á distância, pequena mas suficiente, para conseguir mais uma vitória com todos os melhores corredores do mundo num circuito enlameado e completo como poucos outros. Uma vitória que lhe serve para se reafirmar como rei da modalidade nesta campanha 2020-2021, apesar da dura competição que vai encontrar esta temporada. Tem seis vitórias em 9 corridas, e no resto foi sempre 2º. Os números falam por si. Wout van Aert foi 2º a poucos metros do campeão do mundo e Tom Pidcock completou um pódio de luxo.

Ciclismo + TV