Wout van Aert faz a dobradinha! Vence a 5ª e última Prova e vence a Taça do Mundo de Ciclocrosse 2020/2021

Um furo de Mathieu van der Poel desequilibrou o duelo entre Van Aert e o campeão mundial. Mas longe de desistir, ele procurou o retorno duas vezes, chegando muito perto do belga, mas incapaz de alcança-lo.

Apenas 15 pontos separaram Wout van Aert de Mathieu van der Poel na Taça do Mundo de Ciclocrosse, o holandês com uma prova a menos. Van Aert valia o segundo lugar para assumir o general, algo que também parecia ao seu alcance. O que era para ser o grande duelo entre os dois antes do Campeonato do Mundo terminou mais cedo por um furo de Mathieu van der Poel na 2ª volta o fez perder 20 segundos.

No entanto, após a troca de bicicleta, Mathieu van der Poel colocou toda a carne na grelha para reduzir a distância e o contato, o mais rápido possível, com o campeão belga. Tanto que em apenas 1 volta reduziu a distância para apenas 9 segundos. Parecia que o retorno estava ao alcance, mas isso foi o mais perto que ele chegou de voltar a entrar em contato com Van Aert durante toda a corrida. O esforço de Mathieu van der Poel não serviu para alcançar o seu rival e, as diferenças entre os dois aumentaram novamente.

Tudo isto num circuito muito escorregadio e complicado, que não permitiu erros e em que vimos quedas e deslizes de praticamente todos os corredores. Uma longa subida no asfalto, para o que é normalmente uma corrida de ciclocrosse, e também uma longa parte a correr a pé, completou um caminho de ciclocrosse autêntico, duro e técnico.

Mas foi apenas o primeiro ataque de Mathieu van der Poel na sua tentativa de alcaçar Van Aert. Depois de apanhar ar durante uma volta, o campeão do mundo voltou à carregar na 6ª de 8 voltas que tiveram de completar. E, mais uma vez, encurtaria o tempo rapidamente para começar a 7ª volta a 12 segundos, embora estivesse a apenas 7 segundos de distância. No entanto, o seu enorme esforço para alcançar o belga não foi suficiente para adormecer e na penúltima volta tornou-se claro que o campeão do mundo renunciou à perseguição, especialmente depois de uma série de quedas e erros de condução. A corrida estava condenada. No entanto, embora a diferença de tempo tenha sido grande para Van Aert, o fator desequilibra dor da corrida foi o furo de Van der Poel, haverá sempre uma dúvida de como a corrida se teria desenrolado sem esse problema.

Nas duas últimas voltas, Wout van Aert aumentaria a diferença. Em parte graças às suas excelentes parciais na secção de subida do asfalto, bem como nas secções de corrida a pé. Van der Poel parecia mais suave e rápido nas secções curvas e nas áreas mais técnicas da bicicleta. Mas a balança já estava inclinada do lado belga. Assim terminou o último duelo entre os dois antes da grande batalha que será o Campeonato do Mundo do próximo fim de semana.

Com esta vitória, Wout van Aert ocupa o seu terceiro lugar no Mundial de Ciclocrosse, igualando Richard Groenendaal. Mas a anos-luz dos sete triunfos de Sven Nys. Iguala ainda Mathieu van der Poel em número de vitórias nesta edição do Campeonato do Mundo, com duas cada.

A luta pelo terceiro lugar seria uma luta entre Michal Vantorenhout e Tom Pidcock. O inglês acabaria por ser o mais rápido e completar um pódio que reflete quem são os 3 melhores corredores da modalidade de hoje.

Top 10 de hoje:

Pódio de hoje:

Ciclismo + TV