Campeonato Mundial de Ciclocrosse: Van der Poel vence Van Aert e conquista o título masculino de elite

Toon Aerts segura o 3º Lugar do pódio em Ostende.

Mathieu van der Poel recuperou-se de uma queda na segunda volta antes de fazer um Grande Ataque para conquistar o quarto título mundial de ciclocrosse masculino de elite.

O atleta de 26 anos completou uma grande busca de títulos mundiais para a Holanda do Campeonato Mundial de Ciclismo da UCI na cidade costeira belga de Ostend.

Wout Van Aert (Bélgica), depois de um furo na terceira volta deu ao seu rival uma margem de 10 segundos que o holandês cresceu para uma margem irrecuperável.

Toon Aerts (Bélgica) conquistou sua terceira medalha de bronze no Campeonato Mundial em tantos anos depois de ver um desafio tardio de Tom Pidcock (Grã-Bretanha).

“O pneu furado [para Wout Van Aert] foi um pouco de sorte do meu lado para voltar, mas naquele momento eu não senti que a corrida tinha acabado ainda”, disse Van der Poel.

“O curso mudou e ficou um pouco mais rápido na seção de praia e me senti um pouco melhor. Eu me senti melhor até então e melhorei a cada volta correndo pela areia, então a boa sensação era crescer volta a volta e isso fez a diferença para mim hoje.”

Devido às restrições do Covid-19, não foram permitidas multidões e apenas pessoal limitado no local da corrida em Ostend.

“Significa muito, mas parece muito estranho e realmente não se sente como um Campeonato Mundial, não há multidão, nenhum amigo e nenhuma família ao redor da pista”, acrescentou Van der Poel.

“Parece um pouco estranho, mas quando eu puxar a camisola no pódio talvez venha à mente que eu sou campeão mundial novamente.”

Pidcock e Van Aert disputaram a posição indo para a primeira curva. À medida que o percurso se estreitava para a ponte, Pidcock e Zdenek Stybar (República Tcheca) foram dois dos atletas que se atrasaram.

Van Aert bateu na areia pela primeira vez cavalgando nas ondas do Mar do Norte para encontrar o solo mais difícil, monitorado de perto por Van der Poel. A dupla principal mostrou suas habilidades na seção de areia para se livrar de quatro atletas belgas perseguindo, enquanto Pidcock estava lutando para voltar ao top 10.

Na segunda vez através da areia, Van Aert deu o primeiro golpe mental passando seu rival e foi capaz de montar uma seção que o atual campeão foi forçado a correr.

Sob pressão Van der Poel, em seguida, bateu sobre as barras em uma seção lamacenta liso enquanto ele olhava para trás a lacuna esbelta para seu rival.

Van Aert teve uma diferença de 15 segundos em van der Poel após a segunda volta, enquanto Aerts tinha aberto mais 15 segundos para seus companheiros belgas.

Na terceira vez através da areia de Ostend, Van der Poel puxou a margem de volta para 10 segundos para seu rival enquanto eles se davam frente.

Na frente Van Aert teve um furo permitindo que Van der Poel passasse direto na seção lamacenta se aproximando do final, e colocou uma diferença de 11 segundos em seu rival com mais da metade da corrida restante.

Na luta pelo bronze, Pidcock, que estará montando os clássicos belgas para Ineos Grenadiers na estrada nesta temporada, passou pelo quarteto belga e foi em busca de Aerts.

Na inversão de papéis do início da corrida, Van Aert podia ver a pequena distância entre ele e Van der Poel enquanto o percurso recuava sobre si mesmo nas curvas gramadas. Assim como Van Aert parecia ter a diferença de volta para seu rival, dois pequenos erros na areia viram a Bélgica desmontar permitindo que Van der Poel tirasse uma vantagem para 13 segundos mais uma vez com três voltas restantes.

Enquanto isso, Pidcock estava em uma carga puxando para trás a lacuna para Aerts antes que a Bélgica respondesse cavalgando na areia na luta pelo bronze. Assim que recuperou a vantagem, Aerts colocou Pidcock sob pressão e aumentou sua diferença para 16 segundos, enquanto Laurens Sweeck (Bélgica) fechou com o britânico.

No sino Van der Poel tinha uma margem de 29 segundos sobre Van Aert, enquanto Aerts estava mais de um minuto e 30 segundos atrás do líder solitário.

Van der Poel teve tempo de tomar as curvas finais com cautela antes de comemorar um quarto título mundial e o terceiro consecutivo. Van Aert manteve sua perseguição, mas teve que se contentar com a prata, enquanto Aerts teve que correr pelo bronze, já que um Pidcock de finalização rápida o fechou nas fases finais.

1Mathieu van der Poel (Netherlands)0:58:57
2Wout van Aert (Belgium)0:00:37
3Toon Aerts (Belgium)0:01:24
4Tom Pidcock (Great Britain)0:01:37
5Laurens Sweeck (Belgium)0:02:05
6Michael Vanthourenhout (Belgium)0:02:14
7Eli Iserbyt (Belgium)0:02:18
8Quinten Hermans (Belgium)0:02:23
9Lars van der Haar (Netherlands)0:02:41
10Joris Nieuwenhuis (Netherlands)0:03:15
Ciclismo + TV