Mollema vence a 1ª Etapa do Tour des Alpes Maritimes et du Var


Bauke Mollema (Trek-Segafredo) vence nesta sexta-feira na primeira Etapa do Tour dos Alpes Marítimos e var com um final no Col de Gourdon, um final bem conhecido e do gosto do ciclista holandês.

Mollema, de 34 anos, foi o mais forte numa chegada em alto no final onde os ilustres nomes da corrida lutaram pelo primeiro lugar, que acabou sendo tomado com leve avanço pelo ciclista holandês à frente do Campeão Olímpico Belga Greg Van Avermaet (Ag2r-Citroen), do Francês Valentin Madouas (Groupama-FDJ) e do Canadense Michael Woods (Israel Start-Up Nation).

Com a vitória na Etapa, o Holandês também ficou com a camisola amarela, um objetivo que quer defender até o fim.

“Duas fases difíceis estão chegando. É uma corrida de três dias super difícil. Domingo é a Etapa Rainha, uma verdadeira Etapa de montanha”, explica Mollema, que afirma estar “desejando que esses próximos dois dias cheguem. A sensação é boa, estamos aqui com uma equipa forte e espero que possamos defender a camisola.”

“Era um fim para ciclistas rápidos e explosivos, não era uma subida super, super difícil, então esperei para chegar aos últimos 800 metros, onde estava íngreme novamente”, explica Mollema. “Eu conheço essa subida muito bem como eu moro a 50 ou 60 quilômetros daqui. Eu sabia que tinha que atacar logo porque tinha força e não queria ficar preso e perder posições. A equipa fez um ótimo trabalho me protegendo na minha frente. Foi uma corrida longa, mas eu fiz isso.

“No último quilômetro ainda havia Elissonde, Brambilla e Ciccone e eu. Eu estava na posição perfeita. Quintana foi muito rápido 500 m do final, e aos 350 eu sabia que tinha que ir e fazer um sprint longo porque atletas como Van Avermaet e Madouas são mais explosivos do que eu. Eu sabia que tinha que confiar na minha própria força e lançar o sprint mais cedo. Consegui uma pequena vantagem e nos últimos 100 metros perdi alguma velocidade, mas felizmente eles não me alcançaram mais”, disse Mollema.

O único português em prova, Rui Costa (UAE Emirates), foi 74.º classificado, cortando a meta a 5.20 minutos do vencedor.

Top 15 da Etapa:

1Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo4:50:20
2Greg Van Avermaet (Bel) AG2R Citroën Team0:00:01
3Valentin Madouas (Fra) Groupama-FDJ
4Michael Woods (Can) Israel Start-up Nation
5Giulio Ciccone (Ita) Trek-Segafredo
6Equipe Dorian Godon (Fra) AG2R Citroën
7Rudy Molard (Fra) Groupama-FDJ
8Jesus Herrada (Spa) Cofidis
9Thibaut Pinot (Fra) Groupama-FDJ
10David Gaudu (Fra) Groupama-FDJ
11Arjen Livyns (Bel) Bingoal WB
12Jakob Fuglsang (Den) Astana-Premier Tech
13Petr Vakoc (Cze) Alpecin-Fenix
14Magnus Cort (Den) EF Education-Nippo
15Nairo Quintana (Col) Equipe Arkea-Samsic

Top 10 após a 1ª Etapa:

1Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo4:50:19
2Greg Van Avermaet (Bel) AG2R Citroën Team0:00:02
3Valentin Madouas (Fra) Groupama-FDJ
4Michael Woods (Can) Israel Start-up Nation0:00:03
5Giulio Ciccone (Ita) Trek-Segafredo
6Equipe Dorian Godon (Fra) AG2R Citroën
7Rudy Molard (Fra) Groupama-FDJ
8Jesus Herrada (Spa) Cofidis
9Thibaut Pinot (Fra) Groupama-FDJ
10David Gaudu (Fra) Groupama-FDJ0:00:06
Ciclismo + TV