Jogos Olímpicos de Tóquio ‘improvável’ para ir em frente, diz organizador de Londres 2012

‘Eu estaria fazendo planos para um cancelamento’, diz Keith Mills, vice-presidente do Comitê Organizador de Londres

O Comitê Olímpico Internacional (COI) está pressionando para que os Jogos Olímpicos de Tóquio adiados se realize neste verão, apesar da nova onda de COVID-19 em todo o mundo. Keith Mills, vice-presidente do Comitê Organizador de Londres para os Jogos Olímpicos de 2012, disse que é improvável que o evento vá adiante.

“Olhando para a pandemia ao redor do mundo, na América do Sul, na América do Norte, na África e em toda a Europa, parece improvável”, disse Mills à BBC Radio 5 ao vivo.

“Se eu estivesse sentado no lugar do comitê organizador em Tóquio, eu estaria fazendo planos para um cancelamento e tenho certeza que eles têm planos para um cancelamento. Eu acho que eles vão deixá-lo até absolutamente o último minuto no caso de a situação melhorar drasticamente, caso as vacinas sejam implementadas mais rápido do que todos nós esperamos.”

Rio de Janeiro- RJ- Brasil- 06/08/2016- Ciclismo de Estrada- Rio 2016. Foto: Renato Sette Camera/ EOM/ RIotur

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, declarou estado de emergência para Tóquio em 7 de janeiro devido ao número recorde de novos casos de COVID-19. A ordem de emergência permanecerá em vigor até pelo menos a primeira semana de fevereiro.

Os Jogos Olímpicos foram adiados devido à pandemia coronavírus no verão passado e remarcados para acontecer de 23 de julho a 8 de agosto deste ano.

O membro canadense do COI Dick Pound também declarou que não tem certeza de que o evento irá adiante. No entanto, o COI está supostamente procurando garantir que os atletas serão vacinados contra o COVID-19 antes de viajar para Tóquio. Embora, a organização tenha afirmado anteriormente que os atletas não seriam obrigados a tomar uma vacina, a BBC Sport informou que a Pound sugeriu que os organizadores poderiam torná-la uma condição antes de entrar no Japão.

O Jornal The Guardian informou que o presidente da World Athletics, Sebastian Coe, está sob uma opinião mais otimista, no entanto, e acredita que os Jogos Olímpicos de Tóquio ocorrerão como planejado.

“Não acho que será cancelado”, disse Coe à Sky News. “Vai ser um desafio, sabemos disso, é bastante evidente e haverá adaptações. Mas de todos os países do planeta que tem a força e a resiliência para resolver isso, é o Japão. Eu acordo como um presidente da federação grato que o Japão está lidando com isso e não alguns outros lugares que eu poderia pensar.”

Coe está preocupado que haverá um problema com multidões em um evento do tamanho dos Jogos Olímpicos. Mesmo que não haja fãs, haverá 10.500 atletas e 7.000 funcionários no local, e que será necessário que haja um protocolo de saúde rigoroso no local.

“Todos eles estão querendo comer ao mesmo tempo e isso é apenas uma fatia do desafio”, disse ele. “Para os atletas será uma experiência diferente. Acho que os Jogos vão acontecer, mas eles vão parecer diferentes.”

Ciclismo + TV