Tom Dumoulin deixa a carreira de Ciclista Profissional temporariamente

Tom Dumoulin coloca carreira em espera e deixa campo de treinamento Jumbo-Visma.

Tom Dumoulin decidiu apertar o botão de pausa na sua carreira de ciclista e deixou o campo de treinamento Jumbo-Visma com efeito imediato. A notícia foi anunciada no sábado, com Jumbo-Visma confirmando que o holandês não correria por enquanto.

Dumoulin oficialmente tirou licença não remunerada enquanto considera seu futuro e se quer ou não voltar ao esporte. Na sexta-feira, a equipa havia anunciado que Dumoulin seria dado um papel de liderança no Tour de France ao lado de Primož Roglič, mas que agora parece em grande dúvida após as notícias de choque de hoje.

“Eu tomei a decisão ontem. E a equipa me apoia nele, e é muito bom. É como se uma mochila de cem quilos tivesse escorregado dos meus ombros. Imediatamente acordei feliz”, disse Dumoulin em um comunicado divulgado por sua equipa.

“É tão bom que eu finalmente tomei a decisão de tomar algum tempo para mim. Isso diz o suficiente. Eu tenho sentido por um bom tempo que é muito difícil para mim saber como encontrar o meu caminho como Tom Dumoulin o ciclista.

“Com a pressão que vem com ele, com as expectativas de diferentes corridas. Eu só quero fazer muito bem para muitas pessoas. Quero que a equipa seja feliz comigo. Quero que os patrocinadores sejam felizes. Quero que minha esposa e minha família sejam felizes. E então eu quero fazer bem para todos, mas por causa disso eu me esqueci um pouco no último ano. O que é que eu quero? Eu ainda quero ser um cavaleiro. E como?”, acrescentou.

O ciclista do Giro d’Italia de 2017 mudou-se para Jumbo-Visma no início de 2020 após um ano final difícil na Equipa Sunweb. Ele voltou de uma grave lesão no joelho que destruiu sua campanha de 2019 e apoiou Roglič ao segundo lugar geral no Tour de France do ano passado. O ciclista de 30 anos terminou em sétimo no geral em Paris, e embora tenha saído da Vuelta a España no final da temporada, parecia que ele estava começando a encontrar algumas de suas melhores formas.

Na semana passada, o holandês disse a Wielerflits que ele também estava de olho nas clássicas de paralelepípedos pela primeira vez e que estava animado para ir para a nova temporada com um novo conjunto de metas.

“Para esta primavera decidimos mudar de curso. Vamos montar os paralelepípedos, o que será divertido”, disse ele à publicação holandesa.

“Eu acho que a primavera é sempre um período muito agradável. Todos estão ansiosos, incluindo eu, para começar de novo. Devo admitir que em termos de resultados nunca foi o meu melhor período. Este será meu décimo ano como ciclista profissional e eu realmente nunca brilhou na primavera. Espero e acho que todo ano que este ano vai funcionar. Eu estou totalmente indo para ele novamente.

No entanto, ele também revelou que esteve perto de parar sua carreira de corrida após o Tour de France do ano passado.

“Eu tive um momento terrível depois da minha lesão no joelho. Em cima disso vieram as queixas intestinais na primavera e, em seguida, corona. Posso dizer que estava mais perto de parar do que de continuar.”

A notícia de sua saída do campo de treinamento da equipa deixa Jumbo-Visma enfrentando uma série de grandes questões, especialmente o que acontece com o seu plantel para o Tour, dado que apenas 24 horas atrás Dumoulin foi dado um papel de co-liderança dentro do esquadrão.

A prioridade da equipa, compreensivelmente, agora é baseada no bem-estar de Dumoulin como pessoa, em vez de suas conquistas atléticas, mas isso sem dúvida será um choque para o resto de seus companheiros de equipa.

Ciclismo + TV