UCI confirma Mundial de ciclocrosse mas ‘aperta’ medidas face à COVID-19

A prova realiza-se no próximo fim de semana em Ostend, Bélgica.

O campeonato do mundo de ciclocrosse, marcado para sábado e domingo, vai decorrer como planeado na Bélgica, ainda que sob medidas mais apertadas quanto à pandemia de COVID-19, disse hoje a União Ciclista Internacional (UCI).

Ostend está prestes a sediar o Campeonato Mundial de Ciclismo UCI de 2021 (30 a 31 de janeiro), um evento que promete ser um primeiro evento espetacular na ‘Rainha das Praias’ belga. A atual pandemia coronavírus levou ao cancelamento das corridas juniores, mas quatro camisas de arco-íris estarão em disputa durante todo o fim de semana, enquanto mulheres e homens das categorias Elite e Sub-23 se preparam para a batalha.

Eles enfrentarão um circuito de 2.900m que liga a praia e o hipódromo de Wellington. Os dois setores serão ligados por uma ponte impressionante que apresenta um gradiente de 21%. Este percurso único está definido para proporcionar corridas emocionantes e as condições climáticas podem adicionar mais tempero à ação.

Homens Abaixo de 23: Ryan Kamp mira a dobradinha

Atletas da categoria Masculino Sub-23 iniciarão a ação na tarde de sábado. O jovem holandês Ryan Kamp chega a Ostend como um dos favoritos para manter a camisa do arco-íris que ele afirmou há um ano em Dübendorf, na Suíça. Ele só correu um evento Sub-23 nesta temporada, onde conquistou a vitória no Campeonato Europeu realizado em S’Hertogenbosch, na Holanda.

O astro em ascensão de 20 anos desfrutou desta temporada, ganhando experiência enquanto disputava com o Men Elite. Ele correu em quatro eventos da UCI World Cup e terminou entre os 20 melhores em cada ocasião, incluindo 9th lugar em Hulst, também em sua terra natal, no início de janeiro.

Seu principal rival vem da Grã-Bretanha: Thomas Mein, vencedor da única corrida Sub-23 realizada na Copa do Mundo de Cicliso da UCI deste ano, em Tábor, República Tcheca, no final de novembro – embora tenha sido menos bem sucedido entre os pilotos da Elite (no entanto, 12th em Dendermonde, Bélgica). Seu companheiro de equipe britânico Cameron Mason e o holandês Mees Hendrikx também têm uma chance no pódio.

Women Elite: a dominação holandesa está prestes a acontecer?

Quem pode desafiar os talentos oranje? As holandesas conquistaram os três degraus do pódio no Mundial da UCI do ano passado e provaram ser dominantes novamente neste inverno. Com três vitórias em cinco rodadas, Lucinda Brand conquistou a Copa do Mundo de Ciclisma UCI 2020-2021, à frente de suas compatriotas Ceylin del Carmen Alvarado e Denise Betsema, vencedoras de uma rodada cada.

É difícil escolher um favorito entre as três estrelas holandesas, mas o atual campeão mundial da UCI Alvarado impressionou mais recentemente com uma bela vitória em Overijse no último domingo.

Clara Honsinger pode ser a desafiante mais perigosa. A jovem americana (23 anos) terminou 4th geral na UCI Cyclo-cross Taça do Mundo com dois segundos lugares: em Namur e Dendermonde. Com suas três camisas de arco-íris reivindicadas de 2017 a 2019, a belga Sanne Cant nunca poderá ser subestimada, especialmente quando corre em casa.

Mulheres Sub-23: Garota maravilha húngara Blanka Kata Vas desafia jovens holandeses

A primeira corrida na tarde de domingo reunirá as mais brilhantes jovens talentos femininas à frente do evento Men Elite. Os atletas que disputavam as primeiras posições nas categorias Sub-23 já tinham a chance de ganhar experiência contra seus anciãos nas eliminatórias da Taça do Mundo da UCI – e Blanka Kata Vas deixou uma marca impressionante nesta temporada. O húngaro de 19 anos, já medalhista de prata na corrida Sub-23 do Mundial da UCI de 2020, terminou entre os 10 melhores em todas as cinco rodadas da Taçaa do Mundo da UCI nesta temporada.

Para o sucesso em Ostend, ela precisará se defender da armada holandesa liderada por pessoas como Puck Pieterse (Campeão Europeu Sub-23), Manon Bakker (3).Rd em Overijse) e Fem van Empel (4th em Namur). Esta corrida está se moldando para ser muito aberta com a jovem britânica Anna Kay também entre os competidores prontos para lutar pela camisa do arco-íris.

Men Elite: o confronto MVDP-WVA

A maioria dos olhos está no holandês Mathieu Van der Poel e no belga Wout van Aert, que, entre eles, ganharam todas as camisas de arco-íris na categoria Elite Masculina desde 2015. Eles estão empatados com três títulos, cada um visando um histórico quarto triunfo no domingo (15:10 CET).

Depois de oito batalhas neste inverno, Van der Poel tem uma pequena vantagem (5 vitórias a 3), mas Van Aert impressionou no último domingo. Sua vitória em Overijse lhe garantiu sua terceira vitória geral na Taça do Mundo da UCI, a primeira desde 2017. Estes dois rivais atraem a maior parte da atenção, mas o britânico Tom Pidcock forçou seu caminho para a luta e já conquistou a prata no ano passado na corrida de Elite Masculina. O contingente belga tem uma impressionante profundidade de talentos para competir em casa, com uma lista incluindo Toon Aerts, Eli Iserbyt, Laurens Sweeck e Michael Vanthourenhout.

Na tua opinião, quem irá ganhar!?

Ciclismo + TV