2021 Tirreno-Adriatico contará com final ao Alto de Prati di Tivo

De 10 a 16 de março, a 56ª edição do Tirreno-Adriatico visitará 5 regiões do centro da Itália ao longo da corrida de sete etapas – Toscana, Úmbria, Lazio, Abruzzo e Le Marche.

A RCS Sport revelou a rota da56ª edição 2021 do Tirreno-Adriatico,que contará com um final em alto no Prati di Tivo na 4ª Etapa. A dura subida de 14,5km, a última vez n percurso foi em 2013, quando Chris Froome conquistou a vitória no alto, enquanto Vincenzo Nibali foi o vencedor da etapa em Prati di Tivo no ano anterior.

Nibali, que conquistou a classificação geral em 2012 e 2013, confirmou que voltará a correr o Tirreno-Adriatico este ano. A corrida está marcada para 10 a 16 de março, retornando à sua habitual vaga pré-Milão-San Remo depois de ser remarcada para setembro de 2020 devido à pandemia COVID-19. Enquanto a corrida do ano passado foi estendida para oito etapas, a Corrida dos Dois Mares retorna ao seu tradicional formato de sete dias em 2021.

“O Tirreno-Adriatico é um evento imperdível nas corridas iniciais do meu calendário, é um teste importante de forma que eu não acho que poderia fazer sem”, disse Nibali em um comunicado divulgado pela RCS Sport na terça-feira 02/02/2021.

No dia de abertura, a corrida começará com uma etapa plana e rápida de 156km ao redor de Lido di Camaiore. A etapa 2 tem cerca de 226 quilômetros de comprimento e apresenta algum terreno ondulante no final, com os velocistas puros improvável de estar em disputa no final em Chiusdino perto de Siena.

Há uma abertura montanhosa para a etapa 3, mas a estrada se achata na aproximação para terminar Gualdo Tadino, embora ainda haja um final de subida, embora com um relativamente suave de 4 por cento.

A Etapa 4 promete ser um dia crucial no Tirreno-Adriático, já que o grupo enfrenta uma curta, mas intensa viagem pelos Apeninos de Terni até a estação de Esqui Abruzzesa de Prati di Tivo. A etapa de 156km inclui as subidas de Forca di Arrone, Sella di Corno e Passo Capannelle. Uma longa descida, então, traz a corrida para a base da subida final para Prati di Tivo. A subida de 14,5km possui cerca de 22 curvas de grampos e um gradiente médio de 7%, com algumas rampas de 12%.

O grande fim de semana da corrida continua na etapa 5 com a chamada Tappa dei Muri – a ‘Etapa dos Muros’ – que verá o pelotão enfrentar quatro voltas de um circuito duro de 23km ao redor de Castelfidardo na final da etapa. Há um precioso descanso no circuito, que é composto por uma sucessão de subidas íngremes, semelhantes a paredes com gradientes de até 18%, enquanto o acabamento do palco é uma subida.

A penúltima etapa plana de Castelraimondo para o resort adriático do Lido di Fermo deve oferecer aos velocistas outra oportunidade, enquanto Tirreno-Adriatico terminará mais uma vez com um teste de tempo na beira-mar em San Benedetto del Tronto.

Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) estabeleceu um recorde de percursos na prova de CRI de San Benedetto del Tronto em setembro passado, mas o percurso será diferente em 2021 e um pouco mais longo, de 11,1 quilômetros.

“Criamos um percurso que se assemelha ao da edição do ano passado, com etapas adaptadas para se adequar às características de cada atleta competindo”, disse o diretor de corridas Stefano Allocchio.

Muitas corridas nas primeiras semanas da temporada de 2021 foram adiadas ou canceladas devido à pandemia coronavírus, mas Allocchio expressou confiança de que o Tirreno-Adriatico será capaz de seguir em frente como planejado. A corrida fica entre outros dois eventos da RCS Sport no calendário: Strade Bianche em 6 de março e Milan-San Remo em 20 de março. Espera-se que a RCS Sport revele a rota do Giro d’Italia na próxima semana.

“Meus agradecimentos vão em particular a todas as organizações envolvidas no planejamento da rota que trabalharam duro para garantir que o Tirreno-Adriatico possa seguir em frente de forma segura e segura durante um período tão difícil”, disse Allocchio.

O Tirreno-Adriático do ano passado foi vencido por Simon Yates (Team BikeExchange) e o britânico deve retornar em 2021. Peter Sagan (Bora-Hansgrohe), Vincenzo Nibali (Trek-Segafredo) e o vencedor do Tour de France Tadej Pogačar (Emirados Árabes Unidos) também indicaram que competirão no Tirreno-Adriatico.

“É uma corrida onde tive muita alegria, especialmente em 2012 e 2013, mas também sempre me dá um impulso real para o resto da temporada”, disse Nibali.

Tirreno-Adriático 2021

Etapa 1: Quarta-feira, 10 de março. Lido di Camaiore-Lido di Camaiore, 156km

Etapa 2: Quinta-feira, 11 de março. Camaiore-Chiusdino, 226km

Etapa 3: Sexta-feira, 12 de março. Monticiano-Gualdo Tadino, 189km

Etapa 4: Sábado, 13 de março. Terni-Prati di Tivo, 148km

Etapa 5: Domingo, 14 de março. Castellalto-Castelfidardo, 205km

Etapa 6: Segunda-feira, 15 de março. Castelraimondo-Lido di Fermo, 169km

Etapa 7: Terça-feira, 16 de março. San Benedetto del Tronto, 11,1km (CRI)

Ciclismo + TV