Giro d’Italia 2021 começa em Turim

Giro começa no sábado dia 8 de maio até domingo 30 de maio, a rota completa da corrida prevista para ser anunciada no final deste mês. Egan Bernal e Vincenzo Nibali estão entre os principais candidatos á classificação geral para a maglia rosa.

Giro d’Italia de 2021 começa em Turim, com Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) o favorito para vencer o CRI de 9 quilômetros de abertura, assim como fez em 2020, quando a Grande Partenza foi realizada em Palermo.

O organizador da corrida RCS Sport confirmou Turim como inicio da largada, com a etapa 2 para Novara oferecendo aos contrarrelogistas uma chance inicial de vitória. A etapa 3 também será realizada na região do Piemonte, com largada em Biella e terminando em Canale, ao sul de Turim.

O Giro visitará a região novamente no final da corrida, com a etapa 19 definida para terminar em altitude em Alpe di Mera, enquanto a etapa do dia seguinte começará a partir da cidade natal de Ganna, Verbania. Espera-se que a etapa final seja um teste de tempo para o centro de Milão, dando a Ganna outra chance de uma vitória no palco.

Após os primeiros estágios do Piemonte, espera-se que a rota vá para o sul através dos Apeninos centrais e Emilia Romagna e, em seguida, para Puglia, antes de retornar para o norte através do Strade Bianche Toscano e, em seguida, para leste para escalar o Zoncolan.

O Giro começou pela última vez em Turim em 2011, quando a HTC-Highroad venceu a prova de abertura da equipa e Marco Pinotti usou a primeira maglia rosa. A cidade também sediou a Grande Partenza de 1961 com o espanhol Miguel Poblet vencendo a corrida na chuva após uma etapa de 115km ao redor da cidade. Naquela ocasião, o Giro celebrou o centenário da unificação da Itália como um único país e a corrida deste ano celebra o 160º aniversário de Turim se tornando a primeira capital da Itália.

As três etapas iniciais oferecem oportunidades para três tipos diferentes de ciclistas.

Ciclismo + TV