A Clássica de Almeria é disputada neste domingo com muitos favoritos á vitória final


A 34ª Edição da Clássica de Almeria é disputada neste domingo com um leque de favoritos para suceder o Alemão Pascal Ackermann, vencedor nos últimos dois anos e ausente este ano, entre eles o italiano Giacomo Nizzolo, o britânico Mark Cavendish, o colombiano Fernando Gaviría ou o argentino Maximiliano Richeze.

A corrida tem um percurso de 183,3 quilômetros que acontecerá na área de Poniente desta província espanhola, com saída prevista às 13:05 horas (hora local) da Puebla de Vícar e chegada, por volta das 17h35, na Avenida Juan Carlos I da cidade de Roquetas de Mar, local onde as últimas edições terminaram.

Nizzolo, do sul-africano Qhubeka-Assos e atual Campeão Europeu de estrada, não é a única aposta vencedora e é presumida para lutar contra corredores como Cavendish, que está de olho nesta temporada para sua 150ª vitória e que já venceu em 2012.

Outros concorrentes incluem o colombiano Fernando Gaviría ou o Argentino Richeze, seu companheiro de Equipa nos Emirados Árabes Unidos, onde vão estar presentes os irmãos Oliveira, Rui e Ivo enquanto Van Poppel, que esteve perto de vencer em 2018, comanda o Wanty com Pasqualon em busca de uma vitória que também poderia ser aspirada pela Movistar Alejandro Valverde e Iván García Cortina; o Lobato Andaluz, Viviani da Equipa do Português André Carvalho que se vai estrear na sua nova Equipa Francesa Cofidis, Sénéchal e Hodeg, especialmente desde que a prova seja feita para sprinters.

Estes terão seu último momento difícil no Alto de Fuente de Marbella, no meio da etapa, depois seguirão para Roquetas.

Com 75 quilômetros finais nas margens do Mediterrâneo e com o vento como o principal inimigo a dificultar, é muito propicia a abanicos que podem originar cortes no pelotão.

De qualquer forma, não é uma corrida onde houve muitas fugas nos últimos anos.

Tudo isso em um pelotão no qual apenas Matteo Pelucchi, que venceu a edição de 2011, chega tendo levantado os braços na linha de chegada como vencedor e apenas Ackermann, ausente este ano, venceu duas vezes seguidas, enquanto antes de Strazzer o fez em 1997 e 2000.

Percurso:

A Prova vai ser transmitida na Eurosport 2 a partir das 14 horas e 30 minutos com os comentadores Paulo Martins & Gonçalo Moreira.

Foto: Paulo Martins

Ciclismo + TV