Koretzky leva a melhor sobre Schurter na Taça do Mundo de Albstadt

Victor Koretzky (KMC-Orbea) correu para a vitória para obter sua primeira vitória na Taça do Mundo de MTB na Prova de abertura da série à frente do Campeão Europeu Nino Schurter (Scott-SRAM MTB Racing Team).

Depois de vencer a Prova de XCC curta da noite de sexta-feira Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) sofreu com um ataque na primeira volta antes de cair para terminar em sétimo.

Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) arrancou em 93º na grelha de largada, fazendo o grupo principal antes de terminar em quinto.

A Prova de abertura foi a primeira de seis na Taça do Mundo de MTB deste ano e viu os ciclistas competindo em Albstadt, na Alemanha.

No entanto, apenas as duas primeiras Provas têm pontos de qualificação para os Jogos Olímpicos.

Este percurso foi bom para trepadores, com as subidas mais íngremes e longas de todas as outras Provas da Taça do Mundo, incluindo uma seção técnica de descida para testar a capacidade dos atletas.

Participando na primeira prova da Taça do Mundo de Elite Masculinos, Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) começou na 11ª fila, apesar de ser o atual Campeão Mundial Sub-23.

Após a volta inicial, Pidcock ultrapassou cerca de 50 atletas para subir para os 25 primeiros lugares, enquanto Van der Poel conseguiu uma liderança junto com Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing).

Nino Schurter (Scott-SRAM MTB Racing Team) foi forçado a perseguir a dupla líder até a longa subida da volta, enquanto Van Der Poel tentava acelerar para longe de seu companheiro.

Depois que Avancini alcançou Van der Poel, o grupo que fazia a perseguição que agora incluía um ressurgente Pidcock alcançou a dupla.

Quando Ondrej Cink (Kross Orlen Cycling Team) forçou o ritmo na frente na segunda volta completa Van der Poel estava a sofrer com seu esforço inicial e caiu para um segundo grupo a 32 segundos atrás, quando sete atletas, incluindo Pidcock, saíram na frente.

Mathias Flueckiger (Thomus RN Swiss Bike Team) atacou na terceira volta completa, mas foi puxado para trás pelo Campeão Europeu Nino Schurter (Scott-SRAM MTB Racing Team), enquanto Van Der Poel continuou lutando para cair para o 13º lugar.

Enquanto Flueckiger continuava na ofensiva, Pidcock sofreu por seus primeiros esforços para chegar aos líderes com o grupo da frente reforçado com quatro atletas, enquanto Van der Poel se recuperou e começou a trabalhar seu caminho de volta á corrida.

Na última volta, os quatro líderes foram perseguidos por Pidcock em sexto e Van der Poel em sétimo, com o holandês voltando ao rival britânico.

Com Flueckiger sofrendo um problema mecânico com seu assento na última volta, permitindo que Schurter se musculasse na liderança antes de uma seção de pista única com Koretzky para lutar pela vitória.

Schurter forçou o ritmo na seção final de descida antes de lançar sua tentativa de vitória apenas para Koretzky responder e assumir a liderança e correr para a vitória.

Pidcock passou na última volta terminando em quinto apenas 29 segundos abaixo do vencedor e vencendo Van der Poel em sétimo.

“No meu aquecimento eu não me sentia em forma, mas depois das duas primeiras voltas foi melhor e melhor”, disse Koretzky.

“Eu não me arrisquei e me concentrei na linha final. Eu fiz o mesmo sprint que o evento de pista curta e foi incrível.

“Hoje foi super quente e se você entrar na zona vermelha não é possível se recuperar nesta pista, então a tática era seguir o primeiro grupo.”

Top 10:

Pos.Atleta Nome (País) Equiparesultado
1Victor Koretzky (Fra) KMC-Orbea1:20:23
2Nino Schurter (Swi) Scott-Sram0:00:02
3Mathias Fleuckiger (Swi) Thomus RN Suíço0:00:23
4Ondrej Cink (Cze) Kross Orlen0:00:25
5Thomas Pidcock (GBr) Ineos Grenadiers0:00:29
6Fábrica de Trilhas Anton Cooper (Aus)0:00:30
7Mathieu van der Poel (Ned) Alpecin-Fenix0:01:13
8Alan Hatherly (RSA) Fábrica Cannondale0:01:19
9Thomas Griot (Fra) Massi0:01:33
10Henrique Avancini (Bra) Fábrica Cannondale0:02:05

VEJA TAMBÉM