João Almeida evita pena de ‘cartão amarelo’ após juízes corrigirem decisão no Giro d’Italia

João Almeida e sua equipa Deceuninck-QuickStep conseguiram reverter uma penalidade de “cartão amarelo” por jogar lixo durante a 3ª etapa do Giro d’Itália o que significa que o atleta português não corre mais o risco de receber uma penalidade de um minuto por uma segunda infração.

João Almeida e Samuele Zoccarato da (Bardiani-CSF-Faizanè) foram multados em 500 francos suíços e perderam 25 pontos no ranking da UCI nos resultados oficiais da corrida publicados duas horas após o término da etapa de segunda-feira.

De acordo com as novas regras estritas pela UCI para jogar lixo em corridas por etapas, eles arriscaram uma penalidade de tempo por uma segunda infração, efetivamente colocando-os em uma situação de cartão amarelo e ameaçando as ambições gerais de João Almeida no Giro d’Itália se ele fosse punido por uma segunda infração de lixo. Uma terceira infração pode ser punida com desqualificação da corrida.

No entanto, enquanto os atletas assinavam o livro de ponto antes de sair para a 4ª etapa, dia chuvoso na manhã de terça-feira, João Almeida confirmou que sua punição havia sido cancelada. De acordo com o site do Spaziociclismo, João Almeida, que usa o número 92, foi confundido com seu companheiro de equipa Fausto Masnada, que tem o número 97.

“Eles cancelaram minha penalidade”, disse João Almeida à televisão RAI antes da partida, em Zoccarato dizendo que esperava tratamento semelhante quando os resultados da corrida forem publicados após a etapa 4.

“Eu estava no ataque o dia todo e eu sabia que as câmeras de televisão estavam em mim, então eu tive um cuidado extra para não deitar lixo para o chão. Falei com os juízes e espero que cancelem a minha punição, mas é a minha palavra contra a deles.”

A UCI introduziu as novas regras estritas de lixo em 1 º de abril, mas elas foram então suavizadas após um alvoroço após a desqualificação de Michale Schär durante o Tour of Flanders depois que ele deitou uma garrafa em direção a um fã à beira da estrada enquanto ia sozinho.

Ciclismo + TV