José Azevedo está a formar uma Equipa de Ciclismo em Portugal

O anúncio foi feito pelo próprio na Eurosport, canal onde desempenha as funções de comentador da modalidade.

O ex-ciclista, de 47 anos, voltará desse modo ao ativo, depois de ter ocupado o cargo de diretor desportivo na Delko, equipa da qual acabou por sair, tendo a última corrida sido a Volta ao Algarve. José Azevedo foi também diretor da Katusha e passou, posteriormente, a “manager” da equipa, estando habituado a gerir dossiês relacionados com orçamentos e patrocinadores.

Com vista à criação da nova equipa, Azevedo já acertou parcerias com empresas com o objetivo primordial a passar por potenciar o ciclismo e o ciclista português. A longo prazo, José Azevedo pensa levar uma equipa portuguesa ao patamar de World Tour, nomeadamente às grandes voltas.

“Sei que em Portugal há jovens com muito valor e sei das dificuldades que têm para se impor. Então, tinha essa ambição de criar uma equipa que ajudasse a esse desenvolvimento. Tive várias reuniões recentemente, há já patrocinadores, e em 2022 essa equipa estará na estrada”, explicou José Azevedo, numa altura em que comentava a segunda etapa da Volta a França na Eurosport.

“Será uma equipa nacional, inscrita na Federação portuguesa de ciclismo, com o objetivo de disputar todas as provas do calendário nacional e, talvez, algumas provas internacionais. Ainda não posso adiantar o nome da equipa, nem dos patrocinadores. Mais tarde serão divulgados pormenores. Não tem qualquer ligação a clubes de futebol, é uma empresa criada por mim, um projeto meu, com o objetivo de ajudar o ciclismo português”, acrescentou o antigo ciclista. “É difícil dizer se será uma equipa cem por cento portuguesa, ainda não comecei a parte dos contactos com ciclistas. O que posso dizer é que darei prioridade aos ciclistas portugueses, serão sempre a primeira opção”, rematou.

Ciclismo + TV