O ciclista uruguaio Maurício Moreira (Efapel) venceu a 38ª Edição da Volta ao Alentejo após manter a liderança na sexta e última etapa, um dia com 162,9 quilômetros disputado entre as cidades portuguesas de Portalegre e Évora.
Moreira superou sem complicações o último obstáculo para terminar no topo do pódio da Volta. Os lugares de honra foram completados pelos portugueses José Fernandes (W52-FC Porto) e Rafael Reis (Efapel), segundo e terceiro respetivamente.
A última etapa foi ganha pelo espanhol Enrique Sanz (Kern Pharma) na chegada a Évora, à frente do também espanhol António Angulo (Euskaltel-Euskadi) e do português Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua), segundo e terceiro, respetivamente.
A fuga do dia foi formada por Francisco Campos (W52-FC Porto), Juan Antonio Lopez-Cozar (Burgos-BH), António Ferreira (Antarte-Feirense), Pedro Lopes (Kelly-Simoldes-UDO) e Rúben Ribeiro (Almodôvar-Delta Cafés). O grupo estava perdendo unidades e acabou sendo neutralizado a 3 quilômetros do final.
Maurício Moreira sucedeu o português João Rodrigues, vencedor da última edição (2019), nas eliminatórias da etapa portuguesa.
Vídeo de resumo da etapa:
Classificações
Classificação da 6ª etapa:
1. Enrique Sanz (ESP/Kern Pharma) – 3:54:30
2. Antonio Angulo (ESP/Euskaltel-Euskadi) –
m.t. 3. Iúri Leitão (POR/Tavfer-Measindot) –
m.t. 4. Mikel Aristi (ESP/Euskaltel-Euskadi) –
m.t. 5. César Martingil (POR/Atum General-Tavira) –
m.t. 6. David González (ESP/Caja Rural-RGA) –
m.t. 7. João Matias (POR/Louletano) em 0:02
8. Mikel Alonso (ESP/Euskaltel-Euskadi) em 0:02
9. Francisco Galván (ESP/Kern Pharma) em 0:02
10. Mauricio Moreira (URU/Efapel) às 0:02
Classificação geral:
1. Mauricio Moreira (URU/Efapel)
2. José Fernandes (POR/W52-FC
Porto) 3. Rafael Reis (POR/Efapel)