FREDERICO FIGUEIREDO VENCE NA SERRA DO SOCORRO E LIDERA O GP JOAQUIM AGOSTINHO

Frederico Figueiredo (Efapel) ganhou ontem a primeira etapa do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, uma curta ligação de 85,3 quilómetros, entre o Turcifal e a Serra do Socorro.
O vencedor da edição transata da corrida começou da melhor forma a defesa do título. Atacou na íngreme escalada da serra do Socorro para cortar a meta isolado. O campeão nacional de fundo, José Neves (W52-FC Porto), foi o segundo e João Benta (Rádio Popular-Boavista) foi o terceiro, ambos a 15 segundos do vencedor.

Foto: João Fonseca

A etapa foi movimentada desde o início. Ao quilómetro três atacaram Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista), Marvin Scheulen (LA Alumínios-LA Sport), Antonio Soto (Euskaltel-Euskadi), David González (Caja Rural-Seguros RGA) e Gustav Basson (ProTouch). Pouco adiante juntou-se-lhes Gonçalo Amado (Antarte-Feirense).

Foto: João Fonseca

A vantagem da fuga aproximou-se dos 3 minutos, mas a W52-FC Porto assumiu o comando do pelotão e manteve os escapados a uma distância facilmente anulável mesmo numa viagem tão curta. Os fugitivos foram perdendo fôlego, o grupo desmembrou-se e a aventura terminou menos no sopé da serra.
Nas rampas do Socorro destacaram-se os melhores trepadores. A seleção aconteceu serra acima. A 600 metros do final, quando a cabeça de corrida era composta por seis corredores, Frederico Figueiredo atacou para a vitória. “Como a etapa era só de tarde, viemos cá hoje de manhã reconhecer o percurso. Vi que a 600 metros do fim as rampas eram muito duras e que era esse o local para atacar”, conta o vencedor da etapa.

Foto: João Fonseca

Com as bonificações, Frederico Figueiredo comanda com 19 segundos de vantagem sobre José Neves e com 21 à melhor sobre João Benta. “Nesta época tinha como primeiro objetivo a Volta ao Algarve, mas não me correu bem, pois fraturei o escafóide. O segundo objetivo era o Troféu Joaquim Agostinho. Depois de ter ganho no ano passado, vou lutar com unhas e dentas para segurar a camisola amarela e para dar a vitória à Efapel”, promete o comandante, que é também o primeiro nas classificações da montanha e dos pontos.
António Soto aproveitou a fuga para vestir a camisola das metas volantes e André Domingues (Efapel) é o melhor jovem. Por equipas manda também a Efapel.
Antes da partida para a etapa, a organização do Troféu Joaquim Agostinho homenageou Carlos Bernardes, recentemente desaparecido e que, enquanto presidente da Câmara de Torrres Vedras, sempre apoiou a corrida e envidou todos os esforços para tornar possível a estreia da serra do Socorro como ponto final de uma etapa da competição.
A prova continua neste sábado. A segunda etapa parte às 12h45 da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, terminando, cerca das 16h45, na Variante Poente, na quarta passagem pela meta. É o dia do tradicional circuito de Torres Vedras, que, entre outros pontos de interesse, inclui as subidas do Varatojo e da Serra da Vila.

A Ciclismo+Tv transmitiu a prova em Direto na Página de Facebook e de YouTub, também vão transmitir a Etapa de Hoje e a de Amanhã.

Ciclismo + TV