Vestido de Amarelo, o ciclista português Rafael Reis (Efapel) venceu a primeira etapa da 82ª Edição da Volta a Portugal, dia de 175,8 quilômetros disputado nesta quinta-feira entre as cidades portuguesas de Torres Vedras e Setúbal.
Reis venceu sozinho na final em Setúbal, à frente do holandês Alex Molenaar (Burgos-BH) e do espanhol Sérgio Samitier (Movistar), segundo e terceiro, respetivamente.
O espanhol Garikoitz Bravo (Euskaltel-Euskadi), o sul-africano Willie Smit (Burgos-BH) e o português Carlos Salgueiro (LA Aluminios) formaram os homens da fuga do dia. O trio foi responsável por abrir a corrida e manter vivo o ritmo do pelotão, até terminar com suas opções a 21 quilômetros da linha de chegada.
Rafael Reis, que vestiu a Camisola Amarela de Líder após conseguir a vitória no prólogo contra o relógio na quinta-feira, lançou um ataque forte nos quilômetros finais, abrindo uma brecha com o pelotão para cruzar a linha de chegada em primeiro e manter a preciosa Camisola Amarela.
A Volta a Portugal continuará nesta sexta-feira com a disputa da sua segunda etapa, de 161,2 quilômetros com partida em Ponte de Sor e chegada em Castelo Branco.
Próxima etapa, 2ª: Ponte de Sor – Castelo Branco / 162,1 Km.
Classificação geral:
1. Rafael Reis (POR/Efapel) – 4:18:33
2. Diego Lopez (ESP/Kern Pharma) em 0:17
3. Juri Hollmann (GER/Movistar) em 0:214.
4.Tom Wirtgen (LUX/Bingoal) em 0:215.
5.Gustavo Veloso (ESP/Atum General-Tavira) às 0:22
6. António Carvalho (POR/Efapel) às 0:22
7. Joni Brandão (POR/W52-FC Porto) às 0:23
8. Orluis Aular (VEN/Caja Rural-RGA) às 0:24
9. Javier Moreno (ESP/Efapel) às 0:24
10. Emanuel Duarte (POR/Atum General-Tavira) às 0:24