Lars Forster e Pauline Ferrand-Prevot são os Campeões Europeus XCO de 2021

PARTILHJE

O último dia do Campeonato Europeu de XCO em Novi Sad foi o dia dos eventos dos Escalões mais Fortes, tanto masculino quanto feminino, bem como a corrida feminina sub-23. Os dois eventos femininos foram claramente dominados pela estreante na categoria sub-23 Mona Mitterwallner e da campeã mundial Pauline Ferrand-Prevot. Mais emocionante foi a Prova masculina, que seguiu o padrão de uma grande corrida de ciclismo, de acordo com o tipo de circuito que encontraram na Sérvia. Claro, as duas Provas no Escalão de Elite foram marcados por ausência de grandes atletas.

Foto: Bettini Photos

A corrida foi gradualmente selecionada com Lars Forster e Anton Sintsov entre os ciclistas puxando em busca de uma seleção final com duas voltas para o final. Havia um grupo de apenas 4 ciclistas, mas com um baixar de ritmo permitiu que um reagrupamento se fizesse de 4 para 8 unidades na frente da corrida.

No final da 7ª e penúltima volta veio um duro ataque de Filippo Colombo. Era evidente que nem todos os ciclistas estavam dispostos a disputar um sprint finish. Forster se juntou à sua roda, mas o grupo não se tinha partido.

🥇 Forster (Sui)

Foto: Bettini Photos

Seria na última volta, na subida mais longa do circuito, quando Lars Forster lançou o ataque final. Abriu um pequeno espaço em relação aos seus perseguidores, mas o suficiente em um circuito como este. Luca Braidot foi o responsável por ir atrás dele com o desconforto de trazer outro suíço, Filippo Colombo. O título foi para Lars Forster, que já sabia como era ser campeão europeu.

Na reta final, a batalha foi pelo resto das medalhas. Sebastian Fini ficaria com a prata e Filippo Colombo bronze.

Foto: Bettini Photos

🥇 Forster (Sui)🥈 Carstensen Fini (Den)🥉 Colombo (Sui)

Pauline Ferrand-Prevot fez uma corrida com grande autoridade!

Foto: Bettini Photos

🥇 Ferrand Prevot (Fra)

Pauline Ferrand-Prevot não teve problemas em renovar o seu título de Campeã da Europa de XCO Olímpico que tinha conquistado no ano passado, muito facilitado com a ausência de muitas atletas.

Foto: Bettini Photos

A francesa teve um dia relativamente plácido e em uma pista onde não era fácil abrir diferenças acabaria vencendo com mais de 1 minuto de margem sobre a holandesa Anne Terpstra e sua compatriota Anne Tauber. Ambas lutaram pelo pódio, embora na reta final da corrida já estava claro que os três estavam indo para os ocupantes do pódio final.

A surpresa do dia veio da ucraniana Iryna Popova, desconhecida a nível internacional e que entraria em 4º lugar, à frente da medalhista olímpica Linda Indergand, que fecharia o top-5 do dia.

Foto: Bettini Photos

🥇 Ferrand Prevot (Fra)🥈 Terpstra (Ned)🥉 Tauber (Ned)

Foto: Raquel Queirós

O azar bateu à porta da seleção nacional durante uma prestação muito positiva das duas corredoras sub-23, durante a corrida. Raquel Queirós foi forçada a desistir devido a um golpe de calor e Ana Santos sofreu um problema na corrente que a atirou para o fim da tabela.

Ciclismo + TV