Danielle Shrosbree vence a 1ª Etapa da 1ª Edição da Volta a Portugal Feminina

A britânica Danielle Shrosbree (Team LDN/Brother UK) ganhou hoje a primeira etapa da Volta a Portugal Feminina Cofidis, uma ligação de 81,5 quilómetros, entre Almada e Setúbal. Raquel Queirós (Velo Performance/JS Campinense), terceira classificada, foi a melhor portuguesa.

Foto: FPC

O arranque da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis foi pleno de simbolismo, recriando a primeira Volta a Portugal Masculina e homenageando todas as ciclistas da história da modalidade em Portugal.

Após a apresentação das equipas, em Lisboa, o pelotão seguiu em desfile até ao Cais do Sodré, embarcando para Cacilhas, para iniciar a corrida na margem sul do Tejo. Foi também assim que os pioneiros masculinos iniciaram a Volta em 1927.

Na chegada, a vencedora recebeu o troféu Oceana Zarco, setubalense que deu cartas no ciclismo na década de 1920 e que simboliza todas as mulheres que construíram a história do ciclismo em Portugal. Para conquistar esse troféu, as corredoras tiveram de pedalar desde Almada até à cidade sadina, sob um calor intenso e num percurso pontuado por uma contagem de montanha e uma meta volante.

Grande parte da tirada disputou-se em registo de eliminação, com as mais fortes a permanecerem no grupo da frente, enquanto muitas ciclistas foram perdendo o contacto. A seleção mais forte aconteceu já perto dos últimos dez quilómetros, altura em que uma série de ataques conseguiu desmantelar o que restava do pelotão.

Ficou na frente um grupo de apenas oito ciclistas. Na disputa ao sprint entre elas superiorizou-se Danielle Shrosbree, logo seguida pela colega de equipa Lucy Lee. A terceira foi Raquel Queirós, melhor portuguesa. Entre as oito melhores da jornada colocaram-se mais três ciclistas nacionais, Vera Vilaça (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) e as juniores Beatriz Pereira (Bairrada) e Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls).

Foto: FPC

“Cheguei a esta etapa depois do Mundial de XCO. Hoje foi apenas a primeira etapa. Senti-me bastante bem. Apesar de não ter muitas subidas, esta etapa fez-se muito dura. Estou feliz com as minhas sensações hoje. Os meus objetivos para esta Volta ainda não são bem claros, vamos ver o que poderei conseguir fazer, porque não sei ainda muito bem como as pernas irão reagir”, confessa a olímpica portuguesa.

Na ausência de bonificações, as oito primeiras da geral contam com o mesmo tempo. Danielle Shrosbree é também a primeira nas classificações da montanha, vestindo a Camisola Azul Polisport, e dos pontos, o que lhe garante a Camisola Vermelha Cofidis. A melhor júnior, primeira na classificação da juventude, é Laura Ruiz (Rio Mieruelo/Cantabria Deporte), dona da Camisola Branca IPDJ. As britânicas da Team LDN/Brother UK comandam por equipas.

Foto: FPC

“É uma sensação espectacular estar aqui com uma equipa britânica na primeira edição deste evento. Há atletas muito fortes e foi incrível vencer. Estou expectante sobre o que poderei fazer na etapa de amanhã, mais montanhosa do que hoje. Gosto das subidas. A etapa de amanhã encaixa mesmo nas minhas caraterísticas”, diz a confiante dona da Camisola Amarela Lisboa Capital Europeia do Desporto.

A Volta a Portugal Feminina Cofidis continua nesta sexta-feira. A segunda etapa começa em Mafra, às 14h00, e termina, depois de percorridos 72 quilómetros, em Loures, cerca das 16h00. O percurso ondulado promete fazer diferenças.

Classificações completas: 1.ª Volta Portugal Feminina Cofidis (fpciclismo.pt)

Ciclismo + TV