Raquel Queirós vence o CRI da 1ª Edição da Volta a Portugal Feminina e fica a Líder

A portuguesa Raquel Queirós (Velo Performance/JS Campinense) conquistou hoje a Camisola Amarela Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021, impondo-se na terceira etapa da Volta a Portugal Feminina Cofidis, um contrarrelógio de 11,1 quilómetros, disputado em Vila Franca de Xira.

Foto: FPC

Apelidado de “prova da verdade” na gíria do ciclismo, o contrarrelógio desta tarde mereceu completamente essa designação. Além de o percurso ser muito duro, com uma fase inicial marcada por subidas de rampas muito inclinadas e uma fase final, em descida, a exigir perícia e concentração, foi o exercício individual a marcar as primeiras diferenças significativas.

Hoje ficou claro que Raquel Queirós é a corredora em melhor condição do pelotão voltista. A vilacondense foi a única ciclista a cumprir o traçado em menos de 20 minutos. Parou o cronómetro nos 19m55s, o que lhe valeu a vitória na etapa e o Prémio Jogos Santa Casa, atribuído à melhor portuguesa.

Foto: FPC

A segunda classificada foi outra jovem portuguesa, a júnior Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls), com mais 35 segundos do que a vencedora. No terceiro lugar ficou Iris Gómesz representante da Seleção da Catalunha. A britânica Danielle Shrosbree (Team LDN/Brother UK) teve um desempenho marcado por uma avaria e uma queda, gastando mais 1m32s do que a vencedora.

Foto: FPC

Raquel Queirós assumiu o comando da classificação geral. Goza de 35 segundos de vantagem sobre Sofia Gomes e de uma margem de 48 segundos para Iris Gómez. O segundo lugar na geral vale a Sofia Gomes o estatuto de melhor jovem da competição, envergando a Camisola Branca IPDJ. Danielle Shrosbree cedeu a camisola amarela, mas conservou a Camisola Vermelha Cofidis, dos pontos, e a Camisola Azul Polisport, da montanha. As britânicas da Team LDN-Brother UK continuam no topo da geral por equipas.

Foto: FPC
Foto: FPC

A última etapa, neste domingo, recria a derradeira etapa da primeira Volta a Portugal Masculina, unindo Caldas da Rainha a Lisboa.

Classificações completas:1.ª Volta Portugal Feminina Cofidis (fpciclismo.pt)

Ciclismo + TV