Rota dos Milhos, 1ª Etapa do GPS EPIC Samsys dia 18 Setembro Ribeira de Pena

PARTILHJE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

DETALHES

A Ciclismo+Tv vai estar presente a fazer toda a reportagem da Rota dos Milhos que será a 1ª etapa neste regresso do GPS EPIC Samsys após a forçada paragem em 2020.

Esta etapa decorrerá no concelho de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real.

Ribeira de Pena é um concelho que se destaca pela sua riqueza e a variedade paisagística na qual se incluem o Rio Tâmega e seus afluentes Bessa, Poio e Louredo.

Do seu património, destacamos a Igreja Matriz do Salvador, a Casa/Museu de Camilo Castelo Branco, a capela da Sra da Guia, as suas pontes romanas sobre o rio Poio e Lourido em Cerva, a ponte de arame em Sto. Aleixo, o Menir de pedra d’Anta em Alvadia e o Santuário rupestre em Lamelas e os espigueiros de Penalonga e os diversos solares e casas senhoriais existentes em todas as freguesias.

Na gastronomia, destacam-se os “Milhos Ricos”, couves com feijões, a carne maronesa e o mel.

A rota dos Milhos terá início na vila de Ribeira de Pena (junto ao pavilhão gimnodesportivo) e percorrerá caminhos agrícolas, florestais e estradas pavimentadas das encostas e vales junto ao rio Tâmega, passando por algumas aldeias com locais emblemáticos e com uma beleza impar.

3 Trajetos:
Curto: 30 KM – 560 D+
Médio: 56 KM – 1360 D+
Longo: 92 KM – 2100 D+

No final recomendamos a todos os participantes a visita ao Pena Aventura Park, onde poderão realizar várias atividades desportivas, e também ao Parque ambiental onde poderão encontrar várias espécies de fauna e flora.