A vertente de Gravel chegará ao calendário da UCI em 2022

PARTILHJE

A reunião do comitê gestor da UCI em Bruges (Bélgica) local do Campeonato Mundial de Estrada decidiu introduzir a vertente da bicicleta de Gravel no calendário oficial para a temporada de 2022.

Com esta nova disciplina e a partir do próximo ano, a UCI organizará a UCI Gravel World Series, um evento que servirá como um teste de qualificação para o Campeonato Mundial de Gravel da UCI.

A disciplina é uma forma de ciclismo que combina atletas de ciclismo de estrada e montanha, que consiste em circular principalmente em estradas não pavimentadas (cascalho, estradas florestais, estradas agrícolas, paralelepípedos, etc.), uma competição que já tem um acompanhamento maciço.

Outra novidade será o evento de revezamento por equipas de Ciclocrosse que terá seu Campeonato Mundial de Ciclismo de Ciclismo da UCI em Fayetteville, Arkansas (Estados Unidos) nos dias 29 e 30 de janeiro.

A experiência será então submetida a uma avaliação com vistas à possível integração do evento, eventualmente, na programação do Campeonato Mundial de Ciclismo da UCI.

Finalmente, o desenvolvimento da bicicleta de neve (Snowbike) continua, e a UCI está a explorar novas possibilidades para a organização de uma Taça do Mundo de Bicicleta de Neve da UCI e do Campeonato Mundial de Bicicleta de Neve da UCI para o inverno de 2022-2023.

Uma análise está em andamento e seus resultados serão apresentados ao Comitê Gestor da UCI em janeiro de 2022.

O Comitê Gestor da UCI também tomou várias decisões para desenvolver ainda mais o ciclismo de estrada feminino.

A partir da temporada de 2023, o estatuto de ciclista neo-profissional aparecerá dentro do Mundial Feminino da UCI, no modelo já existente nas equipas profissionais masculinas.

Esse estatuto será adquirido por ciclistas com menos de 23 anos que assinam seu primeiro contrato com uma equipa de Elite Mundial.

Os salários mínimos legais foram atualizados para as temporadas 2023-2025, inclusive para corredores neo-profissionais.

Portanto, o salário mínimo será o mesmo dentro das Equipas Mundiais Femininas da UCI e UCI ProTeams (homens) em 2023. Em seguida, continuará a aumentar dentro das Equipas Mundiais Femininas da UCI, com o objetivo de tornar o salário mínimo o mesmo nas Equipas Mundiais o mais rápido possível.

Finalmente, uma versão feminina do Tour de Romandie, a etapa suíça da UCI World Tour, cuja criação a UCI recebe, se juntará ao circuito World Tour em 2022.

Ao final da reunião de dois dias, o presidente da UCI, David Lappartient, destacou a importância das inovações.

“O ciclismo continua a inovar, desta vez no campo do off-road, com a criação de um novo ranking muito interessante para o BTT cross-country de pista curta (XCC), o reconhecimento do Gravel, o lançamento de um novo formato disputado pelas equipas em ciclocrosse e a exploração de novas pistas para o desenvolvimento da bicicleta de neve.”

Ciclismo + TV