Per Strand Hagenes vence o Campeonato do Mundo na Prova de Fundo em Juniores, António Morgado faz 6º Lugar


O ciclista norueguês Per Strand Hagenes conquistou o título de Campeão Mundial de ciclismo de estrada no escalão de juniores ao vencer nesta sexta-feira no Campeonato Mundial de Flandres (Bélgica), disputada em um percurso de 121,4 quilômetros com partida e chegada na cidade de Leuven.

Com o tempo de 2 horas, 43 minutos e 48 segundos, Hagenes venceu sozinho na chegada em Leuven à frente do francês Romain Grégoire e do estoniano Madis Mihkels, prata e bronze aos 19 e 24 segundos fechando o pódio.

O ciclista português António Morgado natural das Caldas da Rainha fez um excelente 6º lugar sendo ainda júnior de primeiro ano!

Foto: FPC

António Morgado e Gonçalo Tavares foram os ciclistas portugueses que se adaptaram melhor às adversidades, permanecendo no pelotão da frente. No entanto, acabaram sujeitos a um desgaste adicional, pois nas fases planas da prova não conseguiam manter-se bem posicionados, tendo constantemente de recuperar posições no seio do grupo.

Apesar deste trabalho de constante recolocação, António Morgado teve forças para inserir-se no sprint pela medalha de bronze, uma vez que os dois primeiros pedalavam já adiantados na discussão das medalhas de ouro e prata. O ciclista das Caldas da Rainha soube explorar a roda dos adversários na reta da meta, em ligeira subida, sprintando para o sexto lugar, o segundo melhor de sempre para o país em provas de fundo para juniores dos Mundiais, apenas suplantado pelo quinto posto de Daniel Freitas, em 2009, na Rússia.

Gonçalo Tavares também chega no pelotão da frente e faz 21º lugar.

Vídeo do momento do ataque decisivo para a vitória final do norueguês:

Vídeo da chegada do Vencedor:

Per Strand Hagenes sucedeu a americana Quinn Simmons, vencedora da última edição (2019).

Mais informações em breve.

Pódio top 3:

Classificação da corrida de estrada júnior:
1. Per Strand Hagenes (NOR) – 2:43:48
2. Romain Grégoire (FRA) a 0:19
3. Madis Mihkels (EST) a 0:24
4. Martin Svrcek (SVK) a 0:24
5. Alexander Hajek (AUT) a 0:24
6. António Morgado (POR) a 0:24
7. Manuel Oioli (ITA) a 0:24
8. Vlad van Mechelen (BEL) a 0:24
9. Max Poole (GBR) a 0:24
10. Luis-Joe Lührs (GER) a 0:24

21. Gonçalo Tavares (POR) a 0:24

24/09/2021

Ciclismo + TV