Vincenzo Nibali vence a última Etapa e a Geral Final do Tour da Sicília 2021


Vincenzo Nibali (Trek-Segafredo) desfez-se em lágrimas depois de vencer a etapa final do Giro di Sicília e arrebatar a vitória geral de Alejandro Valverde (Movistar).

Foto: Bettini Photo

O ciclista de 36 anos, natural de Messina, atacou na subida chave da etapa nas encostas do Monte Etna, a 22km do fim, e nunca mais olhou para trás.

Romain Bardet (Team DSM) e Valverde não conseguiram reduzir a diferença de 40 segundos até ao alto da subida de Sciara di Scorciavacca. Nibali conhecia muito bem a descida, até que acabou por ampliar a vantagem para 49 segundos até á meta.

Acenou para as multidões quando chegou à meta e desfez-se em lágrimas ao perceber que tinha vencido a corrida em casa, perto da sua cidade natal, Messina, e venceu a sua primeira corrida pela Trek-Segafredo depois de mais de dois anos sem uma vitória. Foi também a sua primeira vitória profissional na Sicília.

Simone Ravanelli (Androni Giocattoli) venceu o sprint para o segundo lugar, com Alessandro Covi (UAE Team Emirates) em terceiro. Nibali venceu a classificação geral por 46 segundos, batendo Valverde e Covi em terceiro na geral, a 49 segundos.

A etapa de 180km com Chris Froome (Israel Start-Up Nation) numa fuga com um pequeno grupo, chegaram a ter 1:30 de vantagem sobre o pelotão na portella Mandrazzi subindo nas encostas de Etna, mas acabaram por ser alcançados na subida final.

Foto: Bettini Photo

Nibali atacou sozinho e parecia incapaz de chegar a mais de cem metros dos seus rivais, mas depois voltou a acelerar e Valverde – ainda a recuperar depois de fraturar a clavícula na Vuelta a Espana – não conseguiu alcança-lo.

Nibali seguiu isolado até ao final, incapaz de conter as emoções ao vencer em casa.

“Cheguei emocionado porque esta é a minha primeira vitória na Sicília. Cresci a andar nestas estradas com o meu pai e os meus colegas de equipa, mas depois mudei-me para perseguir os meus sonhos quando era adolescente. Foi com grande agrado e emoção que voltei cá e ganhar foi brutal”, explicou Nibali.

“Tive muitos problemas físicos recentemente e por isso ganhar aqui não foi fácil. Mas ver a minha família e amigos torna tudo especial e difícil conter as minhas emoções. Conhecia bem as estradas, especialmente a descida final, foi um momento especial na minha carreira.

“Voltei a correr na Volta ao Luxemburgo depois de 20 dias de treinos na Sicília em agosto. Senti-me bem lá e por isso foi ainda melhor aqui. Agora vamos ver o que podemos fazer nas corridas italianas de um dia. Estou focado na I Lombardia, é uma corrida importante para mim.”

Foto: Bettini Photo

Top 10 da Etapa:

Pos. Atleta Nome (País) Equipa Result
1Vincenzo Nibali (Ita) Trek-Segafredo4:24:29
2Simone Ravanelli (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec0:00:49
3Alessandro Covi (Ita) UAE Team Emirates
4Romain Bardet (Fra) Team DSM
5Jhonatan Restrepo Valencia (Col) Androni Giocattoli-Sidermec
6Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team
7Simone Velasco (Ita) Gazprom-RusVelo
8Lorenzo Fortunato (Ita) Eolo-Kometa Cycling Team
9Thymen Arensman (Ned) Team DSM
10David de la Cruz (Spa) UAE Team Emirates

Top 10 da Geral Final:

Pos.Atleta Nome (País) EquipaResult
1Vincenzo Nibali (Ita) Trek-Segafredo18:09:50
2Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team0:00:46
3Alessandro Covi (Ita) UAE Team Emirates0:00:49
4Jhonatan Restrepo Valencia (Col) Androni Giocattoli-Sidermec0:00:55
5Romain Bardet (Fra) Team DSM0:00:58
6Simone Velasco (Ita) Gazprom-RusVelo0:00:59
7Thymen Arensman (Ned) Team DSM
8Lorenzo Fortunato (Ita) Eolo-Kometa Cycling Team
9Niklas Eg (Den) Trek-Segafredo
10Simone Ravanelli (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec0:01:03

Vídeo da Chegada:

Ciclismo + TV