Jordi Meeus vence ao sprint a 7ª Edição do Paris-Gien-Bourges

PARTILHJE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

DETALHES


O ciclista belga Jordi Meeus, da equipa Bora-Hansgrohe, foi o grande vencedor da sétima Edição da Clássica francesa Paris-Gien-Bourges, uma prova do calendário Europeu da UCI de 193,9 quilômetros com partida em Gien e chegada em Bourges.

Com o tempo de 4 horas, 20 minutos e 58 segundos, Meeus conquistou sua terceira vitória na temporada à frente do francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ) e do italiano Niccolo Bonifazio (TotalEnergies), segundo e terceiro fechando o pódio.

Cinco ciclistas conseguiram sair do pelotão para tentar a sua sorte, Ibon Ruiz (Kern Pharma), Gallopin (AG2R-Citroën), Leveau (Xelliss-Roubaix), Carisey (Delko) e Bassett (Rally Cycling). O quinteto chegou a ter uma vantagem de 6 minutos, mas a Groupama-FDJ e a Alpecin-Fenix estavam muito atentas na perseguição.

A 70 quilômetros do final Gallopin atacou e fracionou a fuga, mas no pelotão havia muitos que tentaram a sua sorte, Valentin Madouas e Olivier Le Gac (Groupama-FDJ), que foram seguidos por Alan Riou (Arkéa-Samsic). Por fim, houve um reagrupamento geral no alto da Cota de la Chapelotte, a última dificuldade do dia localizada a 40 quilômetros do final.

O ritmo era elevado, e todos os ataques não tinham qualquer sucesso, com um pelotão controlado pela Groupama-FDDJ e Intermarché-Wanty-Gobert. A equipa da Trek foi a que mais atacou, que claramente não queria uma discussão ao sprint, mas sem sucesso.

No sprint final Arnaud Démare foi o primeiro a arrancar, mas foi ultrapassado por um muito forte Jordi Meeus, que venceu com autoridade à frente do ex-campeão francês e Niccolo Bonifazio.

Meeus sucedeu o francês Marc Sarreau, vencedor da última edição (2019).

O português André Carvalho terminou a prova na 57ª posição, com o mesmo tempo do vencedor.

Classificação do top 10 da etapa:

1. Jordi Meeus (BEL/Bora-Hansgrohe) – 4:20:58
2. Arnaud Démare (FRA/Groupama-FDJ) -m.t.
3. Niccolo Bonifazio (ITA/TotalEnergies) –
4. Piet Allegaert (BEL/Cofidis) -m.t.
5. Bryan Coquard (FRA/B&B Hotels) -m.t.
6. Daniel McLay (GBR/Arkéa-Samsic) -m.t.
7. Danny van Poppel (NED/Intermarché-Wanty) -m.t.
8. Jason Tesson (FRA/St Michel-Auber93) -m.t.
9. Milan Menten (BEL/Bingoal) -m.t.
10. August Jensen (NOR/Delko) – m.t.