IÚRI LEITÃO E RUI OLIVEIRA CONQUISTAM MEDALHA DE BRONZE EM MADISON

A dupla portuguesa formada por Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistou hoje, em Grenchen, Suíça, a medalha de bronze na prova de madison do Campeonato da Europa de Pista.

Foto: FPC

A última corrida do programa deste europeu foram os 50 quilómetros (200 voltas) do madison masculino, disciplina olímpica e uma das especialidades mais espetaculares do ciclismo de pista. Perante um pelotão de qualidade elevada, os portugueses entraram em liça com o foco nos dez primeiros, mas sabendo que um lugar nos cinco mais era possível. Só que um número considerável dos 18 países participantes tinha legitimamente expectativas semelhantes.

Isso mesmo ficou demonstrado com o desenrolar da prova. Até metade da corrida já doze seleções tinham conquistado pontos. Uma delas foi a portuguesa. No entanto, Iúri Leitão e Rui Oliveira guardaram o melhor para a entrada no último terço do madison. Foi nessa altura que os representantes nacionais passaram ao ataque para concretizar a dobragem ao pelotão, a 65 voltas do final.

Foto: FPC

Com essa movimentação, Portugal passou para o topo da classificação, suplantando os neerlandeses Yoeri Havik e Jan Willem van Schip, que também já haviam dobrado o pelotão, mas graças a uma estratégia de poupança de energia nos sprints intermédios, abdicando de pontuar na maior parte destes. Só que os representantes dos Países Baixos demoraram poucas voltas a responder aos portugueses, conseguindo nova dobragem para, praticamente, sentenciar a corrida.

Nas últimas 50 voltas, Portugal teve uma luta intensa com os belgas, os italianos e os russos pelas posições do pódio. Iúri Leitão e Rui Oliveira ainda tentaram surpreender os rivais, na expectativa de poderem inclusive chegar à medalha de ouro. Esse desgaste não permitiu responder aos belgas Kenny de Ketele e Lindsay de Vylder, que atacaram para vencer o último sprint, que vale pontuação a dobrar. Com isso, a seleção da Bélgica ficou com a medalha de prata, graças a um total de 56 pontos, menos quatro do que os amealhados pelos campeões europeus, os neerlandeses. Iúri Leitão e Rui Oliveira somaram 49 pontos e ganharam a medalha de bronze.

Foto: UEC

Portugal termina este Campeonato da Europa com quatro medalhas. Além do pódio conquistado hoje em madison, Rui Oliveira sagrou-se campeão europeu de scratch, Iúri Leitão foi o segundo classificado e na corrida por pontos e João Matias conquistou a medalha de prata em eliminação.

Ciclismo + TV