Rui Oliveira décimo classificado no Campeonato do Mundo de Pista na disciplina de scratch

O português Rui Oliveira foi ontem o décimo classificado na corrida de scratch do Campeonato do Mundo de Pista, disputada em Roubaix, França.

A corrida de 15 quilómetros, resultantes de 60 voltas à pista do velódromo, foi extremamente tática. O primeiro terço da prova foi disputado em pelotão compacto, em ritmo constante, sem qualquer tentativa de ganhar uma volta ao pelotão.

Assistiu-se, depois a uma fase de grande agitação, com sucessivas movimentações, que chegaram a partir o pelotão em dois, deixando Rui Oliveira na metade da frente, a cerca de 20 voltas para o final.

Como ninguém conseguiu destacar-se, entrou-se nas últimas dez voltas num registo de grande tensão, já com todos os concorrentes a pensarem numa discussão ao sprint, sem arriscarem ataques de longe.

Neste contexto, a colocação à entrada para as últimas três voltas seria fundamental para a discussão das medalhas. Quando Rui Oliveira tentava colocar-se, viu-se envolvido numa situação de perigo de queda coletiva, à qual o pelotão escapou por pouco.

O mais forte, nesta luta de velocidade e de nervos de aço, foi o francês Donavan Grondin, com um poderoso sprint de longe, que lhe permitiu suplantar o belga Tuur Dens e o britânico Rhys Britton, segundo e terceiro, respetivamente. Rui Oliveira foi o décimo em 22 participantes.

“Foi uma corrida em ritmo moderado no primeiro terço. A partir daí a velocidade intensificou-se e o Rui esteve atento às movimentações, no sentido de tentar aproveitar uma oportunidade de fazer a diferença. Isso não se proporcionou e restava-nos procurar uma boa colocação para as três voltas finais. Nessa fase dá-se uma situação de corrida, que até poderia ter resultado em queda. Felizmente, a queda evitou-se, mas perdeu-se o posicionamento. No cômputo geral, considero que o Rui teve um bom desempenho, sempre atento e concentrado. Estou satisfeito com ele”, resume o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Portugal tem duas provas em agenda para esta sexta-feira, perseguição individual masculina e omnium feminino. Maria Martins, a contas com uma lesão, será reavaliada pelo diretor clínico da Federação durante a manhã. Caso esteja recuperada, irá competir na eliminatória de acesso ao concurso de omnium, às 12h10. Apurando-se, disputará as quatro provas pontuáveis para o omnium: scratch (12h55), corrida tempo (14h30), eliminação (18h35) e corrida por pontos (20h01).

Iúri Leitão e João Matias serão os representantes na perseguição individual, cuja qualificação irá iniciar-se às 13h15. Caso estejam entre os quatro mais rápidos nesta fase da competição, apuram-se para as finais, agendadas para as 19h35.

Ciclismo + TV