Melgaço apresenta candidatura à organização do Europeu de XCO de 2025

PARTILHJE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

DETALHES

A Federação Portuguesa de Ciclismo, a Associação de Ciclismo do Minho e a Câmara Municipal de Melgaço apresentaram hoje a candidatura deste município à organização do Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico (XCO) em 2025.

Foto: FPC

A apresentação aconteceu durante a cerimónia de comemoração do vigésimo aniversário do Centro de Estágios de Melgaço, epicentro dos vários eventos de ciclismo que aquele concelho tem recebido, como foi o caso, ontem, da segunda prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse.

“A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), em conjunto com a Associação de Ciclismo do Minho e com a Câmara Municipal de Melgaço, tem vindo a trabalhar múltiplas vertentes do ciclismo. Temos atraído a este território muitos ciclistas. Este destino tem condições para a realização de provas de calibre internacional”, salientou o presidente da FPC, Delmino Pereira, durante a cerimónia desta manhã.

O dirigente federativo adiantou que estão em curso contactos para que a candidatura receba o apoio da Real Federação Espanhola de Ciclismo e da Federação Galega de Ciclismo, dando ainda mais força ao projeto português, que conhecerá uma decisão no próximo mês de março, durante a Assembleia Geral da União Europeia de Ciclismo.

“Será uma competição importante, porque abrange as categorias de juniores, sub-23 e elite. Perspetiva-se um grande momento para o concelho de Melgaço. Muito obrigado, Sr. Presidente da Câmara, por acreditar no ciclismo, uma modalidade do território. Nós queremos que haja desporto em todo o território nacional. Muito obrigado ao Sr. ministro, por todo o seu amor ao desporto e ao ciclismo. Contamos também com o apoio do Governo a esta candidatura”, concluiu Delmino Pereira, dirigindo-se ao ministro da Educação e titular da pasta do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, também presente na cerimónia desta segunda-feira.

O governante enalteceu “esta boa sintonia” entre a FPC, a Associação de Ciclismo do Minho e o município de Melgaço. Tiago Brandão Rodrigues mostrou acompanhar toda a atividade velocipédica, nacional e internacional, desafiando Melgaço a abraçar ainda outros projetos de ciclismo. “Sabemos que aqui, em Melgaço, temos as condições para que se possa fazer ciclismo de estrada. Conhecemos bem o mundo do BTT, sabemos que há mais pessoas a fazer ciclismo de pista em Portugal. A FPC tem trabalhado muito para que também o mundo do BMX possa crescer mais. Temos território para que aqui também se possa afirmar o trial, o ciclobol ou até, quem sabe, o ciclismo artístico, de que tive oportunidade de ver tantas competições um pouco por essa Europa fora”, disse.

Sobre a candidatura à organização do Campeonato da Europa de XCO, Tiago Brandão Rodrigues foi claro: “Contem com o Governo! Esta candidatura é da Federação Portuguesa de Ciclismo, que internacionalmente representa o país no que à modalidade diz respeito, e do município de Melgaço. Estou convencido de que, com a nossa ajuda e influência, poderemos trabalhar entre todos para que esta candidatura seja bem sucedida”.