Maria Martins e Iúri Leitão defendem posições na Liga dos Campeões de Pista

Iúri Leitão e Maria Martins disputaram no sábado dia 7 de Novembro a segunda ronda da Liga dos Campeões, em Panevézys, na Lituânia. O somatório das duas provas de hoje garantiu a Iúri Leitão o quarto lugar na geral, com Maria Martins a manter a nona posição.

A prova de scratch masculino realizou-se a um ritmo bastante elevado, com uma média próxima dos 56 km/h. A rapidez e formato reduzido desta corrida, não permitiram que houvesse quaisquer ataques no grupo até à derradeira volta final. Sebastián Mora (Espanha) acabaria por levar a melhor e conquistar a vitória, na frente de Rhys Briton (Grã-Bretanha) e Gavin Hoover (USA). Iúri Leitão concluiu na nona posição, logo atrás do líder da classificação geral de resistência, Corbin Strong (Nova Zelândia). 

Foto: FPC

Iúri Leitão assumiu um posicionamento arriscado no início da prova de eliminação, tendo estado muito perto de ser o segundo a ser eliminado. No entanto, o português rapidamente se recompôs, assumindo os primeiros lugares do pelotão. O corredor de Viana do Castelo acabaria por ser eliminado a meio da corrida, repetindo assim o nono lugar que tinha conquistado na prova de scratch. Sebástian Mora (Espanha) fez a dobradinha e venceu também esta prova. Aaron Gate (Nova Zelândia) foi segundo e Kelland O’Brien (Austrália) fechou na terceira posição.

Desta feita, depois de uma prestação demolidora, Mora assumiu a liderança da geral das provas de resistência, com 59 pontos. Corbin Strong desceu à segunda posição, estando agora com 57 pontos, na frente de Gavin Hoover, com 53 pontos. Iúri Leitão segue para a próxima ronda entre os cinco melhores, na quarta posição da geral, com 44 pontos.

Maria Martins chegou a esta segunda ronda na nona posição da classificação geral das provas de resistência, lugar esse que começou por defender na prova de scratch. Com um formato reduzido de apenas 20 voltas, esta foi uma prova bastante movimentada, com a líder da geral, Katie Archibald (Grã-Bretanha) a lançar-se ao ataque longo à quarta volta. O pelotão voltaria a juntar-se pouco depois, mas as movimentações não tinham fim à vista, acabando por levar o grupo a partir-se em dois. No entanto, a quatro voltas do final, o pelotão estava de novo compacto para o sprint. Maria Martins conseguiu colocar-se na roda de Kirsten Wild (Países Baixos) mas, na última volta, Archibald veio de trás para conquistar a vitória, na frente de Maggie Coles-Lyster (Canadá) e Yumi Kajihara (Japão). Já Maria Martins fechou a prova de scratch na oitava posição.

Na prova de eliminação, Maria Martins conseguiu manter-se fora de perigo durante as primeiras eliminações. Porém, a ribatejana acabaria por ser eliminada após ter começado a descair no grupo, terminando a corrida na 11.ª posição. Katie Archibald tornou a vencer, não dando qualquer hipótese às adversárias. Anita Stenberg (Noruega) foi segunda e Silvia Zanardi (Itália) terminou em terceiro. 

O somatório das duas provas de hoje garantiu à corredora portuguesa o nono lugar da geral, que já trazia da ronda anterior, segundo assim para a próxima com 26 pontos. Katie Archibald segue imbatível no primeiro lugar, com 73 pontos.

A Liga dos Campeões segue para Londres, Inglaterra, onde terá lugar uma ronda dupla, nos dias 3 e 4 de dezembro.

Ciclismo + TV