Taça de Portugal de Pista de regresso no Velódromo Nacional em Sangalhos/Anadia

Foram mais de uma centena os atletas que marcaram presença no arranque da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. Destaque para a Academia de Ciclismo de Paredes que venceu seis provas no dia de hoje.

A Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa, que teve início hoje em Anadia, juntou as equipas de formação, os masters e os paraciclistas. 

Foto: FPC

A disciplina olímpica de omnium foi realizada apenas pelos juniores masculinos, com vitória para Sérgio Saleiro (Centro de Ciclismo de Barcelos), que virou a classificação a seu favor na prova de eliminação. No final, o jovem corredor somou um total de 147 pontos, conquistando assim o concurso de omnium. Diogo Saleiro (Centro de Ciclismo de Barcelos) terminou na segunda posição, tendo vencido a corrida de scratch, terminando assim com um total de 131 pontos. Francisco Silvestre (ACD Milharado/Driveonholidays Mafra) fechou o pódio em terceiro, com 121 pontos.

Foto: FPC

Os juniores masculinos disputaram ainda mais três provas distintas. O scratch e a corrida por pontos foram ganhos por João Martins (Academia de Ciclismo de Paredes) e a eliminação por Manuel Rodrigues (ACD Milharado/Driveonholidays Mafra). Já no setor feminino, as três provas foram totalmente dominadas por Beatriz Roxo (Academia de Ciclismo de Paredes).

Foto: FPC

Na categoria de cadetes, Gabriel Batista (ACR Roriz) venceu tanto o scratch como a corrida por pontos, com Miguel Batista (Centro de Ciclismo de Loulé) a conquistar a prova de eliminação. No feminino, destaque para a superioridade demonstrada por Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), que venceu as três provas.

Por último, nas categorias de formação, os corredores tiveram a oportunidade de disputar o scratch e a corrida por pontos. O setor masculino foi bastante equilibrado, com Gonçalo Rodrigues (ACR Roriz) a vencer o scratch e Guilherme Ribeiro (Academia de Ciclismo de Paredes) a corrida por pontos. Já no feminino Bruna Gonçalves (ADRT Tondela/Serra do Caramulo) não deu qualquer hipótese às adversárias, sagrando-se vencedora de ambas as provas.

Em prova no dia de hoje estiveram também as categorias de veteranos, nas provas de scratch e eliminação. No scratch, André Silva (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) elite A foi o grande vencedor, com Gonçalo Santos (VULCAL/Centro Ciclista do Centro) a conquistar a vitória em masters 30. José Leite (CPR A do Barbas/AKIplast/PVS) venceu em masters 40, Carlos Esteves (Academia Joaquim Agostinho) em masters 50 e César Mendonça (Individual) em masters 60.

Na prova de eliminação André Silva (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) tornou a dominar em elite A e Carlos Ferreira (Silva Vinha /ADRAP/Sentir Penafiel) venceu em masters 30. José Leite (CPR A do Barbas/AKIplast/PVS) também repetiu a vitória em masters 40, Jorge Ferreira (Casa do Povo de Abrunheira) ganhou em masters 50 e César Mendonça (Individual) tornou a vencer em masters 60.

Os paraciclistas também marcaram presença no arranque da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa, nas provas de perseguição individual e 1km. Na classe C4, João Monteiro (Mozinho RT Martos Pellets Oforsep) venceu as duas provas e André Soares (Mato Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) fez o mesmo nas categorias B-D e D. Na classe B feminina, Ana Silva (Descobre Destreza) terminou na primeira posição.

Classificações Completas: 1.ª Taça de Portugal Pista (fpciclismo.pt)

Ciclismo + TV