II Seminário Anual de Ciclismo em Coimbra a 4 de Dezembro no Auditório Rui de Alarcão

PARTILHJE

O primeiro fim de semana de dezembro irá acolher duas ações de formação, destinadas a treinadores de ciclismo. No sábado, terá lugar o II Seminário Anual de Ciclismo “O Papel da Ciência no Ciclismo de Alto Rendimento” e, no domingo, a ação “Treino em ciclismo: da teoria à prática”.

Em conjunto com a Universidade de Coimbra, a Federação Portuguesa de Ciclismo irá organizar o II Seminário Anual de Ciclismo, sob a temática “O Papel da Ciência no Ciclismo de Alto Rendimento”. Esta ação de formação, que se destina a treinadores filiados, está agendada para sábado, dia 4 de dezembro, e terá lugar no Auditório da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física de Coimbra.

Foto: FPC

O seminário, que decorrerá entre as 09h30 as 18h30, terá início com uma breve apresentação, realizada pelo Vice Reitor da Universidade de Coimbra, António Figueiredo, e pelo presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira. 

O restante programa contará com as intervenções de Pedro Carvalheira (Medição experimental em estrada do arrasto aerodinâmico de ciclistas de competição para otimização do seu desempenho), Manuel Carlos Gameiro (Avaliação aerodinâmica de capacetes de contrarrelógio), Amândio Cupido Santos (Avaliação e Controlo de Treino no percurso para o alto rendimento; Instrumentos de avaliação, grau de incerteza associado e consequências fisiológicas no processo de treino), Comunicação do COP: Pedro Roque; Claúdia Minderico; Ana Bisco Ramires (A Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade), Gerardo Lousano Real (O papel da Biomecânico no ciclismo de alto rendimento), José Afonso (Variabilidade da frequência cardíaca na monitorização e controlo do treino), Bernardo Gonçalves (Contribuição aerodinâmica para a otimização do ciclismo de competição), Filipe Lima Quintas (Avaliação Médico-desportiva em contexto de alto rendimento no ciclismo, da evidência à prática) e Alexandro Andrade (O papel do sono e do descanso no desempenho desportivo). A sessão fechará com a “Mesa Redonda com atletas”, contanto com a participação de Nelson Oliveira e José Dias. 

No domingo terá lugar outra ação de formação, organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, esta sob o tema “Treino em ciclismo: da teoria à prática”. Esta ação está marcada para o dia 5 de dezembro, no CAR Anadia (Centro de Alto Rendimento de Anadia), no Edifício da Pista BMX. Neste caso, os destinatários serão os treinadores filiados de Grau 2 e 3.

Foto: FPC

O programa desta ação de formação terá início pelas 09h00 e terminará pelas 16h30. As intervenções serão do Dr. Nuno Pimenta, Docente Universitário (Educação para o desporto – Boas práticas na formação de jovens ciclistas), do Dr. Paulo Roriz, Docente Universitário e Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Biomecânica (Biomecânica no Ciclismo – aspetos da aplicação de forças na pedalada), de Vítor Pardal, Coordenador Nacional UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola UAARE). Por fim, haverá ainda uma intervenção sobre a Gestão e planeamento de carreiras no ciclismo, sendo que os convidados que a farão ainda estão por confirmar.

Sendo estas ações direcionadas aos treinadores de ciclismo, atribuem créditos para a renovação do respetivo título de treinador de ciclismo. No entanto, caso existam ainda vagas disponíveis, no sábado, dia 27 de novembro, serão abertas as inscrições também a treinadores não filiados em 2021.

As inscrições poderão ser feitas através do site da Federação Portuguesa de Ciclismo, através do seguinte link: https://www.fpciclismo.pt/formacao

Ciclismo + TV