Mais de 130 ciclistas e corridas empolgantes no fecho da Taça de Pista

A edição de 2021 da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa terminou neste sábado, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. Os mais de 130 participantes ofereceram um bom espectáculo desportivo, marcado por duelos acesos, sobretudo nas provas de juniores e de cadetes masculinos.

Foto: FPC

Nos juniores masculinos João Martins (Academia Ciclismo de Paredes) apresentou-se poderoso, conquistando a geral de corrida por pontos e de scratch. Foi ainda o mais forte na eliminação, neste sábado, mas na geral desta disciplina não superou o mais regular Sérgio Saleiro (CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor), que levou para casa a Taça de Portugal.

Foto: FPC

O programa da competição terminou com o concurso olímpico de omnium para juniores masculinos. Os gémeos Saleiro (CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor) entraram a todo o gás, triunfando nas três primeiras corridas do programa. Sérgio Saleiro foi o primeiro no scratch, cedendo o protagonismo ao irmão Diogo na corrida tempo e na eliminação. Estas vitórias colocaram Diogo Saleiro no comando à entrada para a decisiva corrida por pontos.

Foto: FPC

Os 20 quilómetros – 80 voltas à pista – não modificaram a toada geral do omnium, embora os irmãos barcelenses tenham vivido um sobressalto. A meio da prova, Alexandre Moreira (Crédito Agrícola/Alcobaça CC) ganhou uma volta ao pelotão e colocou-se no comando. Diogo e Sérgio Saleiro pontuaram o suficiente para recuperar as posições cimeiras e terminaram com uma imensa demonstração de força. A dez voltas do fim isolaram-se e pedalaram à frente dos demais até ao final. Contas feitas, Diogo Saleiro somou 145 pontos, mais 12 do que Sérgio Saleiro e mais 14 do que Alexandre Moreira. Na geral da Taça registou-se um empate entre os gémeos, com vitória de Diogo Saleiro.

Beatriz Roxo (Academia Ciclismo de Paredes) fez o pleno entre as juniores femininas, subindo ao lugar mais alto do pódio em scratch, eliminação e corrida por pontos. Nas cadetes femininas também houve uma corredora que conseguiu impor-se nas três disciplinas. Foi Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais).

Gabriel Baptista (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) protagonizou os momentos mais fortes das provas de cadetes. Ganhou a geral da Taça na corrida por pontos e na eliminação, vencendo também as provas deste sábado. Foi ainda o primeiro a cortar a meta em scratch, mas fê-lo com um sprint irregular. A relegação de Baptista guindou Miguel Batista (Centro Ciclismo de Loulé) para a vitória na prova de hoje e também na Taça.

Os juvenis, categoria de escolas na transição para as categorias de competição, também tiveram oportunidade de disputar a Taça de Portugal, nas disciplinas de scratch e corrida por pontos. Bruna Gonçalves (ADRT Tondela/Serra do Caramulo) foi a mais forte no setor feminino, impondo-se em ambas as provas. Entre os rapazes também houve um único vencedor nas duas disciplinas, Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact).

Entre os veteranos destacaram-se os masters 30 Gonçalo Santos (Vulcal/Centro Ciclista do Centro), vencedor da Taça de scratch, e Carlos Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), melhor em eliminação, o master 40 José Leite (CPR A-do-Barbas/Akiplast/PVS), superior nas duas disciplinas, o master 50 Manuel Rodrigues (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra), primeiro em eliminação e scratch, e os masters 60 Jaime Ambrósio (Academia Joaquim Agostinho/UDO/CYR), vencedor da geral de eliminação, e César Mendonça, que se impôs em scratch. João Jerónimo (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) impôs-se nas duas disciplinas nas provas para amadores de elite.

Os paraciclistas também competiram na Taça de Portugal Jogos Santa Casa, em disciplinas de contrarrelógio, a perseguição individual e os 500 metros. Com a presença de cinco atletas, um por cada categoria, tiveram honras de pódio Ana Silva e Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva), na classe B, André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi), em D, Telmo Pinão (Efapel Paracycling), em C2, Pedro Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar), em C3, e Cláudio Carvalho, em C4.

O ciclismo de pista regressa ao Velódromo Nacional de 21 a 23 de janeiro, com a disputa do Troféu Internacional Município de Anadia, competição de classe 1 UCI, na qual são esperados alguns dos melhores especialistas mundiais.

Ciclismo + TV