A 48ª Volta ao Algarve foi apresentada na sede do Turismo do Algarve

A 48.ª Volta ao Algarve, que vai realizar-se entre 16 e 20 de fevereiro, foi hoje apresentada em Faro, na sede do Turismo do Algarve. Será mais uma edição de grande nível, consolidando o estatuto da prova portuguesa como uma das melhores do circuito UCI ProSeries.

Foto: Volta ao Algarve

Estão inscritos 174 corredores, em representação de 25 equipas, dez das quais de categoria WorldTeam, o topo da pirâmide mundial. Entre os ciclistas anunciados pelas equipas estão 25 do top 100 mundial, um dos melhores registos de sempre da Volta ao Algarve.

O percurso da corrida, com total de 795,8 quilómetros, distribui-se por cinco etapas que tocam a maior parte do território da região do Algarve, do litoral ao anterior, do Barlavento ao Sotavento. Além da abrangência territorial, é um traçado com enorme amplitude desportiva: duas etapas estão pensadas para os sprinters, duas tiradas terminam em montanha, para dar oportunidades aos trepadores, e existe ainda um contrarrelógio individual, bem ao jeito dos especialistas.

Foto: Volta ao Algarve

Na cerimónia de apresentação tiveram vários intervenientes que fizeram questão de dar a palavra:

João Fernandes, Presidente do Turismo do Algarve

“A aposta nesta prova é claramente ganhadora do ponto de vista turístico. Estamos a falar de um evento  cujo retorno mediático praticamente duplicou, dos 7,6 milhões de euros em 2018 para os 14,7 milhões em 2021. A nossa aposta na Volta ao Algarve não é apenas com o coração, é também uma aposta com razões muito claras”.

Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa e representante da AMAL

“Em Lagoa temos o lema ‘o que é bom para Lagoa é bom para o Algarve e o que é bom para o Algarve é bom para Lagoa’. O desporto dá um grande contributo para a promoção internacional do destino Algarve. A Volta ao Algarve transmite imagens idílicas para todo o Mundo. Mas, simultaneamente, contribui fortemente para a dinamização da economia, sobretudo da hotelaria, ainda por cima em época baixa”.

Custódio Moreno, Diretor Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude

“É com orgulho que o IPDJ veste a camisola branca, de melhor jovem, da Volta ao Algarve. Os cinco dias de corrida são de muito trabalho, mas também de prazer. A Volta ao Algarve percorre toda a região, passa junto dos clubes e dos praticantes locais e é um estímulo para que os mais jovens aspirem a ser como aqueles campeões”.

Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo

Foto: Volta ao Algarve

“Esta corrida é especial. É um dos melhores exemplos que temos em Portugal da capacidade de um grande evento desportivo para promover internacionalmente um destino turístico. A Volta ao Algarve cada vez tem mais prestígio internacional. Ao mesmo tempo, está a ajudar a crescer a procura de equipas estrangeiras por estágios desportivos na região”

Percurso
16 de fevereiro: 1.ª etapa: Portimão – Lagos, 199,1 km
17 de fevereiro: 2.ª etapa: Albufeira – Fóia (Monchique), 182,4 km
18 de fevereiro: 3.ª etapa: Almodôvar – Faro, 209,1 km
19 de fevereiro: 4.ª etapa: Vila Real de Santo António – Tavira, 32,2 km (CRI)
20 de fevereiro: 5.ª etapa: Lagoa – Malhão (Loulé), 173 km

Equipas
WorldTeams: Astana Qazaqstan Team, Bora-hansgrohe, Cofidis, Groupama-FDJ, INEOS Grenadiers, Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux, Jumbo-Visma, Quick-Step Alpha Vinyl Team, Trek-Segafredo e UAE Team Emirates.

ProTeams: Alpecin-Fenix, Caja Rural-Seguros RGA, Euskaltel-Euskadi, Human Powered Health e Team Arkéa-Samsic

Continentais: ABTF-Feirense, Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Efapel Cycling, Glassdrive-Q8-Anicolor, Kelly-Simoldes-UDO, LA Alumínios-Credibom-Marcos Car, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados e W52-FC Porto

Ciclismo + TV