Benjamin Thomas vence a 3ª Etapa da Etoile de Bessèges e fica a líder da Prova

O ciclista francês Benjamin Thomas (Cofidis), especialista em pista com quatro medalhas de ouros em campeonatos mundiais e bronze na disciplina de Madison de Tóquio 2020, foi intratável na terceira etapa da Etoile de Bessèges, disputada com partida e chegada na cidade que dá nome á prova, com uma volta de 155 quilômetros, onde chegou sozinho á meta.

Foto: Getty Sport

Thomas foi o mais forte do grupo de fugitivos, com um duelo interessante com o norueguês Tobias Johannessen (Uno-X Pro Cycling), conseguiu se descolar do vencedor do Tour del Porvenir 2021 para seguir sozinho e levantar os braços no final de Bessegés e também conquistar a liderança da prova.

O ciclista francês venceu com o tempo de 3 horas, 38 minutos e 31 segundos, com média de 42,5 km/h, 9 segundos à frente do italiano Alberto Bettiol (EF Education) e de Johannessen. Não na frente estava o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo), que deixou nos portos do dia as opções para continuar com a camisa amarela. O equatoriano Richard Carapaz (Ineos Grenadier) sofreu uma forte queda na última descida que o impediu de discutir a etapa.

A fuga do dia contou com a presença de sete atletas: Amirail, Zoccarato, Sheffield, Houle, Cabot, Guernalec e Schonberger, que tinham uma vantagem de três minutos a 54 km do final. Os UAE Team Emirates puxaram o grupo para começar a anular a aventura.

Aos pés do Col des Brousses, a última subida com pontuação do dia, mas não a última dificuldade, a fuga foi condenada pela aceleração de dez corredores, entre os quais Pedersen não estava mais lá. O americano Magnus Sheffield (Ineos Grenadier) mostrou intenções passando na liderança antes do alto.

O Col de Trélis permaneceu, sem pontuar, de 2,4 km a 6,9% e localizado 10 km da linha de chegada, o último obstáculo para encarar a descida até a linha de meta. Benjamin Thomas mostrou suas cartas e Bettiol e Johannessen não responderam de imediato.

O ciclista francês atacou pela segunda vez e abriu um espaço que já seria decisivo, manteve um ritmo alto na descida final, o suficiente para vencer a etapa e assumir a liderança.

Top 10 da 3ª etapa:

1. Benjamin Thomas (FRA/Cofidis) – 3:38:31
2. Alberto Bettiol (ITA/EF-EasyPost) às 0:09
3. Tobias Halland Johannessen (NOR/Uno-X Pro Ciclismo) às 0:09
4. Rasmus Tiller (NOR/Uno-X Pro Cycling) às 0:15
5. Bryan Coquard (FRA/Cofidis) em 0:15
6. Edvald Boasson-Hagen (NOR/TotalEnergies) a 0:15
7. Hugo Hofstetter (FRA/Arkéa-Samsic) às 0:15
8. Clément Champoussin (FRA/AG2R Citroën) a 0:15
9. Diego Ulissi (ITA/Emirados Árabes Unidos) em 0:15
10. Georg Zimmermann (GER/Intermarché-Wanty) em 0:15

Top 10 da Classificação geral:

1. Benjamin Thomas (FRA/Cofidis) – 10:53:05
2. Alberto Bettiol (ITA/EF-EasyPost) às 0:07
3. Mathieu Burgaudeau (FRA/TotalEnergies) em 0:15
4. Connor Swift (GBR/Arkéa-Samsic) às 0:31
5. Edvald Boasson Hagen (NOR/TotalEnergies) a 0:33
6. Pierre-Roger Latour (FRA/TotalEnergies) em 0:36
7. Tobias Halland Johannessen (NOR/Uno-X Pro Ciclismo) às 0:41
8. Toms Skujins (LAT/Trek-Segafredo) em 0:42
9. Bryan Coquard (FRA/Cofidis) em 0:45
10. Mads Pedersen (DEN/Trek-Segafredo) em 0:51

Neste sábado é disputada a etapa rainha da Etoile de Bessèges entre Saint-Hilaire-de-Brethmas e o alto do Mont Bouquet, com uma rota de 145 km ondulando a partir da saída que inclui duas dificuldades. A primeira La Cota des Concluses (2a, 5,8 a 2,6%) e a linha de chegada localizada no final de uma subida de 4,6 km a 9,1), uma oportunidade para os trepadores poderem decidir a corrida.

4ª Etapa: Saint Hilaire de Brethmas – Mont Bouquet / 145 Km.

Ciclismo + TV