Íris Chagas e Mariana Líbano estiveram hoje em representação da seleção nacional na Copa Catalana de BTT, em Banyoles, Girona, uma prova do circuito UCI Junior Series de Cross-Country Olímpico (XCO).
Teve hoje início a participação da seleção portuguesa na Copa Catalana de BTT em Banyoles, Girona, desta feita, na prova feminina. Em prova estiveram as corredoras da categoria de juniores, Íris Chagas e Mariana Líbano.
Ambas as atletas arrancaram bem, com Mariana Líbano a manter-se sempre próxima das melhores atletas, dentro do top 10. A corredora portuguesa fez uma prova consistente até ao final, terminando na nona posição. Já Íris Chagas, nesta que foi a sua primeira corrida do ano, perdeu alguns lugares após o início da corrida, conseguido, apesar disso, fechar na 24.º posição.
Segundo o selecionador nacional, Pedro Vigário, as atletas estiveram à altura do desafio, ambas terminando entre as 30 primeiras atletas, num total de 54 participantes. “As duas corredoras fizeram um arranque muito bom. Ao longo da prova a Mariana defendeu-se muito bem e estar sempre entre as dez primeiras corredoras, que era o nosso objetivo. A Íris tem menos experiência e esta foi a primeira corrida que fez este ano. Apesar do bom arranque que fez, acabou por perder alguns lugares, devido à falta de ritmo que acabou por se fazer notar. Esteve dentro das expectativas e mostrou ter muito potencial para o futuro”.
Amanhã vão entrar em competição os juniores masculinos, com a seleção nacional a fazer-se representar por Artur Mendonça, Guilherme Barros, Rafael Sousa e Tomás Gaspar. A partida está marcada para as 09h40.