Iúri Leitão e Maria Martins em destaque no 1º dia dos Campeonatos Nacionais de Pista

Teve hoje início o Campeonato Nacional de Pista, em Sangalhos, Anadia. Na categoria elite, no setor feminino, esteve em destaque Maria Martins, conquistando as provas de scratch e eliminação. Já Iúri Leitão, venceu as provas de scratch e madison, esta última em dupla com João Matias. 

Neste primeiro dia do Campeonato Nacional de Pista estiveram em competição atletas das categorias de elite, juniores, cadetes, juvenis e paraciclismo, tanto no setor feminino como no masculino.

No setor feminino foi Maria Martins (LeCol-Wahoo) a destacar-se das restantes adversárias, vencendo tanto a prova de scratch como a de eliminação. Daniela Campos (Bizkaia-Durango)e Beatriz Roxo (UCI Rio Miera-Cantabria Deporte) completaram o pódio de ambas as provas no segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Foto: FPC

No masculino o cenário foi semelhante, desta feita com Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA)a superiorizar-se em relação à concorrência, vencendo no scratch e no madison, sendo que nesta última fez dupla com João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados). Na corrida de scratch, Diogo Narciso (LA Alumínios-Credibom-MarcosCar) foi segundo e Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-MarcosCar) fechou o pódio no terceiro lugar. Na prova de madison, Iúri Leitão e João Matias somaram um total de 117 pontos, o que lhes garantiu a vitória. A dupla composta por Diogo Narciso e Rodrigo Caixas terminou em segundo lugar, com 40 pontos, seguidos de Francisco Marques e Daniel Dias, em terceiro, com 33 pontos.

Foto: FPC

As três provas de juniores femininas tiveram também uma só vencedora. Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alisios/Cenmais) dominou as provas de scratch, eliminação e corrida por pontos, vencendo na frente de Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) e Catarina Moutinho (Extremosul/Hotel Alisios/Cenmais), segunda e terceira classificadas também nas três corridas, respetivamente.

No setor masculino da mesma categoria, António Morgado (Bairrada) foi o vencedor na prova de scratch, vencendo na frente de Francisco Silvestre (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) e João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais), num final muito renhido. António Morgado (Bairrada) venceria ainda a corrida por pontos, somando um total de 53 pontos. Rúben Rodrigues (Bairrada) foi segundo, com 40 pontos, seguido de João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais), com 34 pontos. Este último conquistou ainda o primeiro lugar na prova de eliminação, António Morgado (Bairrada) e João Marques (Escola de Ciclismo Bruno Neves).

Foto: FPC

As provas de cadetes foram mais abertas com pódios variados dentro de ambos os setores. No setor feminino, Ana Marques (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) venceu as provas de scratch e eliminação, seguida de Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), nas duas corridas. No scratch Daniela Simão (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) foi terceira, com Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela ADRT) também no terceiro lugar, desta feita na prova de eliminação. Na corrida por pontos, Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) conquistou a vitória, depois de somar 18 pontos, Ana Marques (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) foi segunda, com 14 pontos, e Daniela Simão (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) fechou o pódio em terceiro, com 7 pontos.

Já no masculino, a prova de scratch, a vitória foi para David Ferreira (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais), com Paulo Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) a fechar na segunda posição, seguido de Jil Martins (Centro Ciclismo de Loulé). Na eliminação o vencedor foi Paulo Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), com Afonso Gomes (Cantanhede Cycling/VESAM) a terminar no segundo lugar, seguido de Jil Martins (Centro Ciclismo de Loulé) no terceiro lugar. Já na corrida por pontos foi José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) a conquistar a vitória, com 34 pontos, seguido de Bernardo Leal (Cantanhede Cycling/2W Engenharia), com 22 pontos e Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), com 16 pontos.

Em juvenis femininos marcaram presença apenas duas participantes. Na corrida de scratch Juliana Lopes (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) superiorizou-se a Maria Coimbra (Clube de Ciclismo de Tondela/ADRT), com o pódio a inverter-se na prova de 500 metros. No setor masculino foi Guilherme Ribeiro (Academia de Ciclismo de Paredes) a vencer a prova de scratch, seguido de Rui Sabino (União de Ciclismo da Trofa) e Gonçalo Valente (ACD Milharado/Escola de Ciclismo Manuel Martins), em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Já na prova de 500 metros Rui Sabino (União Ciclismo da Trofa) venceu com um tempo de 37s885, batendo Guilherme Ribeiro (Academia Ciclismo de Paredes) e Ricardo Gomes (Academia de Ciclismo de Paredes) que completaram o pódio, em segundo e terceiro, respetivamente.

Em prova estiveram ainda os paraciclistas, a competir nas provas de perseguição individual (3km/12 voltas) e 1 quilómetro. Em ambas as corridas foram os mesmos corredores a ocupar os lugares do pódio. André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) foi o grande vencedor, com João Monteiro (Mozinho Martos Pellets Portocargo) a concluir na segunda posição, seguido de Hélder Maximino (360 BikeTrail/Mundimat/CCA Paio Pires).

O Campeonato Nacional de Pista continua no dia de amanhã, com as provas de omnium, para elite feminina e masculina e as provas de scratch e eliminação para masters femininos 30, 40 e 50, e para masters masculinos elite A, 30, 40, 50 e 60. O início da competição esta marcado para as 09h30 com final previsto para as 14h00.

Ciclismo + TV