As seleções russa e bielorrussa, assim como suas seleções nacionais, não poderão participar, imediatamente, em qualquer caso do calendário internacional da UCI, conforme decidido pelo Comitê Gestor da federação, tendo em vista a situação na Ucrânia após a invasão militar da Rússia.
As medidas tomadas pelo Comitê Diretor da UCI também incluem outras de grande firmeza, como a retirada da categoria UCI de todas as equipas russas e bielorrussas, uma decisão que afeta, por exemplo, a Gazprom-Rusvelo, categoria uci Pro Team Continental.
Também estão cobertos pelas medidas a retirada de todos os eventos planejados na Rússia e na Bielorrússia do calendário internacional da UCI 2022 e não considerará qualquer outro pedido de registro. Os campeonatos nacionais de ambos os países sancionados também são retirados do calendário.
Por outro lado, é proibida a aparição de todos os emblemas, nomes, siglas, bandeiras e hinos ligados à Rússia e à Bielorrússia em todos os eventos do calendário internacional da UCI. Portanto, as camisolas dos campeões nacionais da Rússia e Bielorrússia são proibidas.
A UCI esclarece que os detentores de licenças russas e bielorrussas podem participar de eventos do calendário da UCI com suas respectivas equipas, desde que estejam inscritos em uma equipe da UCI que não seja nem russa nem bielorrussa. Ciclistas russos e bielorrussos também podem participar de eventos do Calendário Internacional da UCI se a inscrição individual for autorizada.
Como parte de suas decisões, a UCI também se pronunciou sobre o patrocínio de marcas e empresas russas ou bielorrussas. Considerando que isso prejudicaria a imagem da UCI e o ciclismo em geral, esse patrocínio não será autorizado.
Portanto, equipas e organizadores de eventos foram solicitados a não dar qualquer visibilidade aos patrocinadores russos ou bielorrussos em eventos da UCI.
A UCI reiterou sua grave preocupação com a situação na Ucrânia e condena veementemente a agressão dos governos russo e bielorrusso e seu descumprimento da Trégua Olímpica. A UCI quer ver um retorno à paz o mais rápido possível e pede respeito aos valores olímpicos. “De fato, o desporto em geral e o ciclismo em particular são veículos de paz, amizade, solidariedade e tolerância”, disse ele em um comunicado.
A UCI decidiu oferecer seu apoio à comunidade ciclística ucraniana e está comprometida em receber atletas ucranianos no UCI World Cycling Center (WCC), seu centro de educação e treinamento em Aigle, Suíça.
Nesse sentido, a UCI está em contato permanente com a Federação Nacional da Ucrânia. O presidente da UCI, David Lappartient, juntamente com o presidente da União Europeia de Ciclismo (UEC), Enrico Della Casa, se reunirão com o presidente e representantes da Federação Nacional da Ucrânia durante o Congresso da UEC na Dinamarca neste fim de semana para definir os procedimentos para alcançar a comunidade ciclística ucraniana.