Ciclista Pavel Sivakov muda a sua nacionalidade russa para francesa


Pavel Sivakov, ciclista da Ineos Grenadiers, decidiu mudar a nacionalidade de russo para francês, procedimento que foi aceito pela UCI na última quarta-feira, para que o atleta não seja afetado pelo veto à Rússia pela Federação Internacional e poderá competir normalmente.

Foto: Ineos Grenadiers

Sivakov, nascido em San Donà di Piave (Itália) há 24 anos, passou a viver na França com sua família quando tinha apenas um ano de idade, sua educação tanto pessoais quanto desportivos foi em França. O ciclista da Ineos Grenadiers estava a pensar sobre esta mudança já alguns meses, e decidiu acelerar os procedimentos após a recente invasão da Ucrânia pelo exército russo.

“Nasci na Itália e me mudei para a França quando tinha um ano. França foi onde eu cresci e fui educado, e onde me apaixonei pelo ciclismo, foi assim que me tornei profissional. É como corresse em casa”, diz Pavel Sivakov, que cresceu em Haute-Garonne.

O ciclista francês, que poderá competir com a camisola tricolor em competições internacionais, agradeceu à UCI pela sua recepção aos eventos acima mencionados.

“Eu queria me tornar um francês já á muito tempo e me matriculei na UCI, mas dado o que está acontecer na Ucrânia no momento, eu quis acelerar as coisas. Gostaria de agradecer à UCI e à equipa da Ineos pelo apoio nesse processo”, disse.

Sivakov está “muito feliz” por poder competir com um cidadão francês.

“Seria um sonho correr em Paris nos Jogos Olímpicos de 2024 na seleção francesa e isso é algo que a equipa sabe, eles apoiariam totalmente.”

Ciclismo + TV