Daniel Freitas vence a Clássica da Primavera

Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista) venceu hoje a Clássica da Primavera, segunda prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, disputada na Póvoa de Varzim.

Foto: FPC

A corrida de 145,8 quilómetros, endurecida por sete subidas ao monte de S. Félix, decidiu-se ao sprint, entre um grupo restrito de corredores. O mais veloz foi Daniel Freitas, dando a primeira vitória do ano à formação boavisteira.Os primeiros seis corredores completaram a corrida em 3h35m25s (média de 40,610 km/h). A seguir a Daniel Freitas cruzaram a meta Rafael Silva (Efapel Cycling) e Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO).

Foto: FPC

O grupo que viria a discutir a vitória resultou de uma cisão naquilo que podemos definir como pelotão principal, depois de o grande grupo ter ficado partido ao meio na sequência da forma movimentada como a corrida se desenrolou. Esta atividade frenética permitiu a Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor) ganhar a classificação da montanha e a Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) destacar-se nas metas volantes. A W52-FC Porto impôs-se coletivamente. A melhor equipa de clube foi o Almodôvar/Delta Café/Crédito Agrícola.

O resultado na corrida deste domingo levou Rafael Silva ao topo da classificação geral da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, com 120 pontos, mais cinco do que Luís Gomes. O anterior comandante, Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) foi o oitavo na Clássica Primavera, descendo, assim, ao terceiro lugar da geral, com menos dez pontos do que Rafael Silva.

Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor), nono na corrida de hoje, foi o melhor sub-23, reforçando a primeira posição na geral da Taça para corredores sub-23. Pedro Silva soma 150 pontos, mais 20 do que o colega de equipa Afonso Eulálio, e mais 55 do que João Macedo (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car).

Na geral da Taça de Portugal por equipas manda a Glassdrive-Q8-Anicolor. Entre as equipas de clube é a JV Perfis/Windmob que segue na frente.

A Taça de Portugal Jogos Santa Casa termina com a Clássica Aldeias do Xisto, marcada para 27 de março. Em 2022, todas as provas de um dia pontuam para a Taça Nacional de Equipas. Após a disputa da Prova de Abertura e da Clássica da Primavera, a Rádio Popular-Paredes-Boavista encabeça a tabela da Taça Nacional de Equipas.

Ciclismo + TV