Xabier Azparren vence a 2ª etapa da Volta ao Alentejo e veste amarelo, Tiago Machado em 2º na Etapa e 3º na geral


Xabier Mikel Azparren da equipa Euskaltel-Euskadi, vestiu a camisola amarela de líder da 39ª edição da Volta ao Alentejo após vencer a segunda etapa, dia de 187,7 quilômetros disputado nesta quinta-feira entre as cidades de Beja e Portel.

Foto: Volta ao Alentejo

Com o tempo de 4 horas, 29 minutos e 23 segundos, Azparren venceu na chegada a Portel à frente do português Tiago Machado (Rádio Popular-Paredes). Em terceiro lugar, com 7 segundos e dando tempo ao pelotão, ficou o líder da corrida, o venezuelano Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA).

A fase inicial da etapa foi agitada por movimentações importantes. Numa corrida que deverá decidir-se entre sprinters e contrarrelogistas, alguns dos melhores especialistas deste pelotão na luta contra o tempo estiveram em fuga nos quilómetros iniciais. Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), José Gonçalves (W52-FC Porto) e Xabier Mikel Azparren integraram um grupo numeroso de fugitivos. Gonçalves e Azparren aproveitaram para bonificar na meta volante de Serpa.

O pelotão percebeu o risco e reagiu. Acabou por passar compacto na única montanha do dia, ao quilómetro 68. O primeiro foi mesmo o dono da camisola dos trepadores, Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car), que, dessa forma, reforçou o comando nessa classificação particular. Após a subida, na Central Fotovoltáica de Moura, deu-se, finalmente, a fuga que marcaria a jornada.

Pedro Miguel Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Iker Ballarin (Euskaltel-Euskadi) conseguiram distanciar-se. Viram a diferença para o pelotão passar os dois minutos, mas foram alcançados ainda a meta estava a mais de 70 quilómetros. O duo ficou com as bonificações principais nas metas volantes de Mourão e de Reguengos de Monsaraz. Em ambas Orluis Aular ficou com o terceiro lugar e as respetivas bonificações de 1 segundo.

O fim da fuga a dois ditou o nascimento de uma iniciativa em solitário, protagonizada pelo sul-africano Chris Jacobus Jooste (JV Perfis/Windmob). Também esta movimentação foi condenada ao insucesso pelo ritmo do pelotão, que parecia ter tudo sob controlo para mais uma chegada em grupo compacto.

Só que um ataque tardio, nos derradeiros 20 quilómetros da tirada, juntou na frente Xabier Mikel Azparren e Tiago Machado (Rádio Popular-Paredes-Boavista). Os dois entenderam-se bem e discutiram entre eles a vitória na etapa, que acabaria por sorrir ao corredor da formação basca. Tiago Machado cortou a meta com o mesmo tempo 4h29m23s. O pelotão, encimado pela camisola amarela à partida, chegou 7 segundos mais tarde.

Após ter estado envolvido na primeira fuga do dia e de aí ter bonificado 2 segundos numa meta volanta, Azparren ganhou 7 segundos ao pelotão mais 10 de bonificação. Saltou para o topo da geral e assumiu-se como grande candidato ao triunfo na Volta ao Alentejo, porque é um dos melhores contrarrelogistas presentes no pelotão.

O venezuelano Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), que vestiu a camisola amarela de líder após vencer a primeira etapa, passou para o segundo lugar da general, a 3 segundos do Azparren. Tiago Machado é o melhor português em terceiro a 6 segundos do líder.

Orluis Aular é o primeiro por pontos, Rodrigo Caixas é o primeiro na montanha e na juventude e a Rádio Popular-Paredes Boavista ocupa o topo da geral coletiva.

A Volta ao Alentejo continuará nesta sexta-feira com a disputa da terceira etapa, de 197,3 quilômetros com partida em Elvas e chegada em Ponte de Sor.

Top 10 da Classificação da 2ª etapa:

1. Xabier Mikel Azparren (ESP/Euskaltel-Euskadi) – 4:29:23
2. Tiago Machado (POR/Rádio Popular-Paredes) – m.t.
3. Orluis Aular (VEN/Caja Rural-RGA) a 0:07
4. João Matias (POR/Tavfer-Mortágua) a 0:07
5. Leangel Linarez (VEN/Tavfer-Mortágua) a 0:07
6. Daniel Freitas (POR/Rádio Popular-Paredes) a 0:07
7. Tomas Contte (ARG/Aviludo-Louletano) a 0:07
8. Juan José Lobato (ESP/Euskaltel-Euskadi) a 0:07
9. Fábio Costa (POR/Glassdrive-Q8) a 0:07
10. Luís Mendonça (POR/Glassdrive-Q8) a 0:07

Top 10 da Geral após a 2ª Etapa:

1. Xabier Mikel Azparren (ESP/Euskaltel-Euskadi) – 8:35:07
2. Orluis Aular (VEN/Caja Rural-RGA) a 0:03
3. Tiago Machado (POR/Rádio Popular-Paredes) a 0:06
4. Iúri Leitão (POR/Caja Rural-RGA) a 0:13
5. Iker Ballarin (ESP/Euskaltel-Euskadi) a 0:13
6. Rodrigo Caixas (POR/LA Alumínios-Credibom) a 0:13
7. Venceslau Fernandes (POR/ABTF-Feirense) a 0:14
8. Leangel Linarez (VEN/Tavfer-Mortágua) a 0:15
9. Fábio Marcelo Pinto (POR/ABTF-Feirense) a 0:15
10. José Gonçalves (POR/W52-FC Porto) a 0:16

3ª Etapa: Elvas – Ponte de Sor / 197,3 Km.

Ciclismo + TV