Leangel Linarez vence a 3ª Etapa da Volta ao Alentejo, Orluis Aular recupera a liderança


O ciclista venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua) venceu a terceira etapa da Volta do Alentejo, dia 197,3 quilômetros disputado nesta sexta-feira entre Elvas e Ponte de Sor.

Foto: Volta ao Alentejo

Linarez venceu em um sprint muito apertado na chegada à Ponte de Sor à frente do também venezuelano Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) e do português Cesar Martingil da (Rádio Popular-Paredes), segundo e terceiro, respectivamente. O quarto lugar foi para o português Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes) e o quinto para o sul-africano Gustav Basson (ProTouch).

Foto: Volta ao Alentejo

Os espanhóis decidiram ser protagonistas nas fugas de hoje. Após um início de corrida muito veloz, a primeira fuga a consolidar-se foi protagonizada por Héctor Sáez (Glassdrive-Q8-Anicolor), ao quilómetro 39. Mais adiante sairiam dois compatriotas do pelotão, Ángel Madrazo e Jesús Ezquerra (Burgos-BH), formando-se um trio que permaneceu largos quilómetros em cabeça de corrida.

A diferença máxima acercou-se dos 2m30s, sendo o trio controlado à distância pelo pelotão, na perspetiva de preparar uma chegada ao sprint. Os fugitivos seriam absorvidos ainda longe da meta, quando faltavam 54 quilómetros para o final e quando ainda estavam em disputa as bonificações da meta volante de Foros do Arrão. Nenhum corredor do top 10 à partida conseguiu bonificar, pelo que esta meta intermédia não teve impacto imediato na classificação.

Com a meta ainda tão distante, aconteceu o óbvio: formou-se nova fuga. Alberto Gallego (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Alexandre Montez (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) assumiram a dianteira da etapa. O duo passou na frente na única montanha do dia, mas a notícia estava no pelotão. Ao passar em terceiro lugar, Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) reforçou o primeiro lugar na geral dos trepadores.

A iniciativa de Gallego e Montez soçobrou à perseguição do grupo principal, que entrou compacto nos dez últimos quilómetros da viagem. Uma queda na fase final trocou as voltas a algumas equipas, mas não impediu a disputa ao sprint.

Leangel Linarez, depois de se ter imposto na Prova de Abertura, deu um salto de qualidade e venceu hoje uma etapa numa prova do calendário internacional. Cortou a meta na dianteira do pelotão, com 3h58m33s. Orluis Aular foi o segundo a cortar o risco e Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista) fechou o pódio da jornada.

Somadas as bonificações, Orluis Aular recuperou a camisola amarela. Comanda agora a classificação geral com 3 segundos de vantagem sobre o anterior primeiro classificado, Xabier Mikel Azparren (Euskaltel-Euskadi). Leangel Linarez é o terceiro, a 8 segundos. Aular é também o primeiro na classificação por pontos, enquanto Rodrigo Caixas junta a juventude à montanha. Por equipas destaca-se a Euskaltel-Euskadi.

A Volta ao Alentejo continua neste sábado com a disputa da sua quarta e penúltima etapa, um CRI de 8,4 quilômetros com partida e chegada em Castelo de Vide.

Top 10 da 3ª etapa:

1. Leangel Linarez (VEN/Tavfer-Mortágua) – 3:58:33
2. Orluis Aular (VEN/Caja Rural-RGA) – m.t.
3. Cesar Martingil (POR/Radio Popular-Paredes) – m.t.
4. Daniel Freitas (POR/Rádio Popular-Paredes) – m.t.
5. Gustav Basson (RSA/ProTouch) – m.t.
6. Mihkel Räim (EST/Burgos-BH) – m.t.
7. Luis Mendonça (POR/Glassdrive/Q8) – m.t.
8. Mikel Aristi (ESP/Euskaltel-Euskadi) – m.t.
9. Tomas Contte (ARG/Aviludo-Louletano) – m.t.
10. Juan Diego Hoyos (COL/Electro Hiper Europa) – m.t.

Top 10 da Geral após a 3ª Etapa:

1. Orluis Aular (VEN/Caja Rural-RGA) – 12:33:37
2. Xabier Mikel Azparren (ESP/Euskaltel-Euskadi) a 0:03
3. Leangel Linarez (VEN/Tavfer-Mortágua) a 0:08
4. Tiago Machado (POR/Rádio Popular-Paredes) a 0:09
5. Daniel Freitas (POR/Rádio Popular-Paredes) a 0:15
6. Iúri Leitão (POR/Caja Rural-RGA) a 0:16
7. Iker Ballarin (ESP/Euskaltel-Euskadi) a 0:16
8. Rodrigo Caixas (POR/LA Alumínios-Credibom) a 0:16
9. Venceslau Fernandes (POR/ABTF-Feirense) a 0:17
10. Fábio Marcelo Pinto (POR/ABTF-Feirense) a 0:18

4ª Etapa: Castelo de Vide – Castelo de Vide / 8,4 Km.

Ciclismo + TV