Taça de Portugal Jogos Santa Casa vai ser decidida nas Aldeias do Xisto

A quinta edição da Clássica Aldeias do Xisto juntará as melhores equipas nacionais para a decisão da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, no dia 27 de março. O pelotão contará com 133 corredores, em representação de 19 equipas, partindo de Sobral de São Miguel e chegando a Ferraria de São João, depois de percorridos 144,8 quilómetros.

A Clássica Aldeias dos Xisto começa em território da Covilhã, na aldeia de Sobral São Miguel, de onde a caravana parte às 12h00. Os corredores vão atravessar as Aldeias do Xisto de Barroca, Janeiro de Cima, Janeiro de Baixo e Mosteiro, antes de iniciarem a subida que os levará à meta, em Ferraria de São João, concelho de Penela, onde chegarão cerca das 15h30.

A beleza paisagística das Aldeias do Xisto, que voltará a ficar registada através da Clássica, é acompanhada pelas dificuldades do percurso, que fazem desta prova uma das mais seletivas do calendário nacional.

Durante a viagem, serão ultrapassadas as subidas de Armadouro e Pampilhosa da Serra, pontuáveis para a classificação da montanha. A meta também coincide com uma subida a contar para a classificação dos trepadores. Será uma escalada de 5,4 quilómetros, com uma inclinação média de 7,2 por cento.  A Clássica Aldeias do Xisto tem a capacidade única de ligar e divulgar o território. A prova de domingo atravessa três unidades de paisagem: começa na serra do Açor, passa pelo Zêzere e termina na serra da Lousã.

O pelotão será composto pelas dez equipas continentais UCI portuguesas, por sete equipas de clube nacionais e pelos galegos dos Aluminios Cortizo e dos Supermercados Froiz.

Nas contas da Taça de Portugal, o equilíbrio é o mote. Rafael Silva (Efapel Cycling) comanda, com 120 pontos, mas é seguido de perto por Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista), com 115, Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), com 110, e Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), com 105. Mas, como o vencedor da Clássica Aldeias do Xisto arrecadará 75 pontos, está tudo em aberto, existindo dez corredores com possibilidade matemática de ganhar a Taça de Portugal na categoria de elite.

Entre os sub-23 a disputa é restrita a quatro ciclistas: Pedro Silva e Anfonso Eulálio (Glassdrive-Q8-Anicolor), com 150 e 130 pontos, respetivamente, João Macedo (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car), com 95, e Juan Guillermo Jaramillo (JV Perfis/Windmob), com 85.

Ciclismo + TV