Francisco Pereira vence a 2ª Etapa da Volta a Portugal do Futuro e fica a líder da Prova

Francisco Pereira (ABTF-Feirense) conquistou hoje a camisola amarela da Volta a Portugal do Futuro, graças à vitória na segunda etapa, uma ligação de 141,1 quilómetros, entre Lousã e Águeda.

Até ás contagens de montanha situadas nos primeiros 50 quilómetros mantiveram o pelotão compacto nesta fase de corrida, o que valeu a Daniel Dias a defesa com sucesso da sua liderança na classificação de melhor trepador.

Só com 75 quilómetros percorridos é que se formou a fuga do dia, um grupo numeroso, com 8 corredores no total. Fernando Rodríguez, Francisco Pereira, Alejandro Paz, Duarte Mixão, João Faustino, João Rocha, Pedro Crispim e David Pollán saltaram para a frente de corrida, onde se destacava a presença de Francisco Pereira, 3º da geral, a apenas 8 segundos de Pedro Silva.

Com a vantagem a aumentar, Francisco Pereira sentia que a vitória podia estar na frente e voltou ao ataque, desta vez apenas com João Faustino e Fernando Rodríguez a conseguirem seguir o jovem da ABTF-Feirense. Até ao final, Faustino cedeu na frente, a LA Alumínios-Credibom-Marcos Car tentou de tudo para reduzir a diferença para a frente mas já era tarde.

Francisco Pereira triunfou ao fim de 3h20m37s de prova, o mesmo tempo registado por Fernando Manuel Rodríguez. O pelotão, comandado pelo camisola amarela à partida, Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor), registou um atraso de 32 segundos.

Francisco Pereira na classificação geral passou para a liderança, Pedro Silva é o segundo classificado a 35 segundos, enquanto João Medeiros (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) é o terceiro, a 45 segundos. Francisco Pereira passou também a ser o primeiro na classificação por pontos. Iñaki Erraskin (Aluminios Cortizo) mantém-se como melhor jovem e a Kelly-Simoldes-UDO mantém a liderança por equipas.

A terceira etapa, a disputar neste sábado, com partida em Cortegaça, concelho de Ovar, às 12h00, terminando a viagem de 122,9 quilómetros em território de S. Pedro do Sul no alto da serra de S. Macário.

Classificações completas: Volta a Portugal do Futuro | FirstCycling

Ciclismo + TV