Nino Schurter iguala recorde de 33 vitórias de Absalon na 1ª Prova da Taça do Mundo no Brasil

PARTILHJE

A corrida espetacular no Brasil foi resolvida com um sprint muito emotivo entre Nino Schurter, Maxime Marotte e Vlad Dascalu que terminou com a 33ª vitória do suíço, igualando o recorde de Julien Absalon em provas da Taça do Mundo.

Foto: Fabio Piva

A primeira prova da Taça do Mundo no Brasil teve sua grande final de comemoração com a corrida masculina de elites de XCO, na qual Henrique Avancini sabia que ia ter uma multidão de gente por estar a correr em casa.

Foto: Michal Cerveny

Ondrej Cink foi o primeiro a impor o ritmo na corrida masculina de elites da Taça do Mundo XCO em Petrópolis. Uma longa fila de ciclistas rapidamente se formou em que Avanicni estava em 4º lugar e Nino Schurter um pouco mais atrás, fechando o top-10. Embora as diferenças entre eles fossem mínimas. O suíço subiria posições no final da primeira volta, assim como Avancini.

Nino Schurter foi o primeiro a aliviar Cink no comando. O tcheco deu alguns metros para o suíço em uma descida e cortou o resto do grupo. O campeão mundial de repente estava sozinho na liderança. Embora houvesse muito pela frente. No grupo de perseguição estavam praticamente todos os favoritos, incluindo Vlad Dascalu e o líder do general, Alan Hatherly.

A marcação entre os melhores era mais do que evidente. Especialmente entre Schurter e Avancini.

Alan Hatherly também assumiu o comando na 3ª volta. O mesmo em que Vlad Dascalu entrou na frente do grupo. A meio da corrida Mathias Fluckiger sofreu uma grande queda que o fez perder o grupo principal e também o mexicano Ulloa, que rolava no top-20.

O grupo líder foi reduzido a 5 ciclistas: Hatherly, Schurter, Dascalu, Marotte e Avancini.

Maxime Marotte estava à frente da corrida quando Nino Schurter atacou no jardim de rochas. Estava claro que era uma corrida muito tática. Ao ritmo do francês, o próprio Marotte, Schurter e Dascalu ficaram sozinhos na liderança.

Os dois ciclistas da Cannondale, Avancini e Hatherly, perderam alguns segundos, foi o início de sua perda de posições na corrida.

Dascalu chegou a liderar a corrida em sua reta final

Vlad Dascalu assumiu a liderança na 5ª de 7 voltas. O romeno, que teve azar de rebentar a corrente na saída da Short Track, alcançou Marotte e abriu a distância com Avancini. O francês conseguiria voltar a entrar, mas para o brasileiro era difícil de lutar pela vitória. Na verdade, Filippo Colombo estava de volta e foi capaz de superá-lo. Todo o grupo de perseguição ia começar a alcançar os ciclistas da Cannondale.

Tudo ia ser decidido na última volta. O francês chegou a atacar e marcou o passo na maior parte da volta final, mas parecia ser apenas uma tentativa de garantir essa posição no top-3.

Mas não foi assim, Marotte chegou ao topo da última subida na primeira posição, mas na descida Nino Schurter apanhou a sua roda perfeitamente para superá-lo sobre a linha de meta. Vlad Dascalu alcançou um ótimo 3º lugar, Fini foi o 4º e Colombo ficou em 5º.

Foto: Michal Cerveny

Top-10 masculino da Copa do Mundo de Petrópolis, Brasil

  1. Nino Schurter
  2. Maxime Marotte
  3. Vlad Dascalu
  4. Sebastian Fini
  5. Filippo Colombo
  6. Pierre de Froidmont
  7. Luca Braidot
  8. Thomas Litscher
  9. Alan Hatherly
  10. Ondrej Cink

Vídeo de resumo da Etapa:

Ciclismo + TV