Elisa Longo Borghini vence o París-Roubaix Feminina, Tata Martins em 37º lugar

A campeã italiana Elisa Longo Borghini (Trek-Segafredo) venceu a segunda edição do Paris-Roubaix Women’s, evento de um dia do calendário do Mundial Feminino da UCI, realizado neste sábado em um percurso de 124,7 quilômetros com partida em Denain e chegada em Roubaix.

Foto: Sprint Cycling Agency

Longo Borghini venceu sozinho na chegada a Roubaix à frente da belga Lotte Kopecky (SD Worx) e da holandesa Lucinda Brand (Trek-Segafredo), segunda e terceira fechando o pódio da clássica francesa.

Foto: Sprint Cycling Agency

Longo Borghini, 30 anos, venceu a solo o com um ataque a 34 quilômetros do final no ‘Inferno do Norte’.

A vencedora do Tour of Flanders em 2015 e do Strade Bianche em 2017, Longo Borghini, adicionou ao seu palmares a grande clássica de pavés após fazer os 124,7 quilômetros em um tempo de 3 horas, 10 minutos e 54 segundos. Lotte Kopecky e Lucinda Brand chegaram a 23 segundos liderando o grupo perseguidor.

A corrida registrou vários ataques. Um dos mais consistentes ocorreu a 54 quilômetros da meta, quando Bastianelli – campeã mundial em 2007 – e Kopecky – vencedora do Tour of Flanders e do Strade Bianche, deste ano – atacaram e foram para a frente com a bicampeã mundial Lucinda Brand.

A 36km do fim, a corrida ficou marcada pela negativa quando o grupo de Balsamo e de Cavalli reentraram no pelotão, a Campeã do Mundo acabou por ser desclassificada e obrigada a abandonar após ter sido mostrado um pequeno vídeo onde Balsamo se amarrou ao bidão dado pelo seu carro de apoio para conseguir recuperar tempo em relação ao pelotão.

Aos 34 foi Longo quem tentou a sorte e em sua esteira, onde veio Emma Norsgaard (líder da Movistar espanhola) e outra italiana, Elena Cecchini (SD Worx). As duas últimas se renderam, mas Longo persistiu. A 15 km do fim, tinha uma vantagem de 19 segundos sobre o primeiro grupo de perseguição, o que não conseguiam reduzir a distância.

Salvo no último longo trecho de pavés (Willems à Hem, 1,4 km), Longo ganhou mais vantagem sobre as suas rivais, que acabaram por disputa entre elas o segundo e o terceiro lugar do pódio.

Tata Martins fez 37º lugar a 7 minutos e 01 segundo após ceder do grupo da frente a cerca dos 25 km finais.

Vídeo de resumo da prova:

Neste domingo é a 119ª edição do Paris-Roubaix masculina.

Classificação completa: https://firstcycling.com/race.php?r=13853&y=2022

Ciclismo + TV