Próximo final de semana prolongado com muito ciclismo

A comemoração do 25 de Abril dá ao ciclismo um fim de semana prolongado, com provas de âmbito nacional entre sábado e segunda-feira. Na estrada destaca-se o GP O Jogo, no BTT há Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano e Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM). As escolas de ciclismo também vão estar em ação.

Foto: FPC

O Grande Prémio O Jogo junta na estrada as equipas continentais com as formações de clube, numa prova em quatro etapas para disputar entre 23 e 25 de abril. O primeiro dia tem dupla etapa. Às 9h30 inicia-se, em Pinhel, o contrarrelógio individual de 7,6 quilómetros. A mesma localidade recebe, às 16h00, a partida para a segunda etapa, uma curta ligação de 69,2 quilómetros, que terminará em Trancoso. Duas contagens de montanha, a última de segunda categoria, a 9300 metros da chegada podem ajudar a fazer a diferença.

No domingo corre-se a terceira etapa, 137 quilómetros com partida e chegada em Vila Nova de Paiva. O início está marcado para as 11h25, prevendo-se o final para cerca das 15h00. A viagem comporta duas contagens de montanha de terceira categoria, ambas colocadas longe da meta.

A etapa-rainha é a final, a disputar no dia 25 de Abril. O pelotão irá percorrer 143,2 quilómetros, entre Celorico de Basto e Paredes. As dificuldades montanhosas estão espalhadas pelo percurso, mas com especial incidência na parte final. Os ciclistas vão subir ao alto do Viso (km 25,1), Senhora da Assunção (km 88,5), alto do Cruzeiro (km 120,9) e monte Azevido (km 129,7). A partida será dada às 12h30, estando a chegada prevista para as 16h00.

O fim de semana será também muito preenchido na vertente de BTT. No domingo corre-se a terceira prova pontuável para a Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano. Cadafaz, em Celorico da Beira, é o local escolhido para esta competição. No sábado decorrem os treinos oficiais, estando a corrida agendada para domingo, a partir das 8h30.
Alte, no concelho de Loulé, mantém a tradição de assinalar o Dia da Liberdade com uma maratona BTT. Desta vez, a Maratona de Alte regressa ao calendário da Taça de Portugal de XCM, na segunda-feira.

Além de ser um evento de participação popular, a Maratona de Alte contará com corridas pontuáveis para as diferentes categorias de competição. Os masculinos de elite e masters até 49 anos vão cumprir 82,6 quilómetros, com um acumulado de subida de 2334 metros. As femininas, os masters a partir de 50 anos e os paraciclistas de classe D farão o percurso de 68,8 quilómetros, com um acumulado de 1440 metros. As restantes categorias terão por diante 40,9 quilómetros, com 650 metros de acumulado.

A Quinta do Conde, no concelho de Sesimbra, recebe, no sábado, o segundo Encontro Inter-Regional de Escolas da presente temporada na zona B. Será uma prova de estrada, com início às 14h00.

Mais eventos oficiais
24 de abril: 9.º XCO do Centro de Ciclismo do Minho, Guimarães
24 de abril: Encontro de Escolas e XCO Chão das Aboboreiras, Santa Cruz, Madeira
25 de abril: Comemorações do 25 de Abril, Alpiarça
25 de abril: 25,º Prémio da Junta de Freguesia do Torrão, Alcácer do Sal
25 de abril: 2.ª Prova da Taça da Madeira de DHI, Prazeres, Calheta, Madeira
25 de abril: Encontro de Escolas da Feteira, Angra do Heroísmo, Açores

Ciclismo + TV