Luís Mendonça vence a 3ª Etapa do GP OJOGO, Rafael Reis mantém o trono

Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) ganhou hoje, ao sprint, a terceira etapa do Grande Prémio O Jogo, 137 quilómetros com início e final em Vila Nova de Paiva.

Foto: João Fonseca

Rafael Reis, colega de equipa do vencedor do dia, segurou o “Trono” da geral individual.

A etapa menos exigente em termos montanhosos, acabou por decidir-se ao sprint. Luís Mendonça foi o que teve melhor ponta final e impôs-se diante de Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) e de Tiago Antunes (Efapel) que compuseram o pódio do dia.

Cinco homens tentaram contrariar o desfecho previsível. Márcio Barbosa e Viktor Manakov (ABTF-Feirense), Daniel Dias (Kelly-Simoldes-UDO), Luís Fernandes e Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) saíram do pelotão com quase metade da distância percorrida.

A perseguição movida atrás, contudo, não permitiu o sucesso da fuga, garantindo uma chegada em pelotão. Quarto classificado na etapa, Rafael Reis manteve a camisola amarela. Luís Mendonça está na posição imediata, a 19 segundos, a mesma desvantagem com que iniciou a tirada, pois não há bonificações. Após a saída de prova da W52-FC Porto, devido da operação “Prova Limpa”, a formação azul e branca já não alinhou na terceira etapa do Grande Prémio O JOGO/Leilosoc, em Vila Nova de Paiva, pois os ciclistas mostraram-se solidários com o seu diretor-desportivo. Joaquim Silva (Efapel Cycling) subiu à terceira posição, a 36 segundos de Rafael Reis.

Luís Mendonça assumiu o primeiro lugar na classificação por pontos. Hugo Nunes aproveitou a fuga para assumir o comando nas classificações da montanha e das metas volantes. Também envolvido na escapada, Viktor Manakov veste a camisola dos sprints, Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) mantém a primazia na geral das autarquias, o mesmo acontecendo com Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) na juventude e com Lucas Lopes (Caja Rural/Alea) entre os corredores das equipas de clube.

Foto: João Fonseca

O Grande Prémio O Jogo termina nesta segunda-feira, dia escolhido para a etapa-rainha. Serão 143,2 quilómetros, entre Celorico de Basto e Paredes, com quatro contagens de montanha, duas das quais nos derradeiros 22 quilómetros: Viso (1.ª categoria, km 25,1), Senhora da Assunção (2.ª categoria, km 88,5), Cruzeiro (2.ª categoria, km 120,9) e Monte Azevido (2.ª categoria, km 129,7).

3.ª Vila Nova de Paiva-Vila Nova de Paiva (137 km; média: 41,603 km/h)

1.º Luís Mendonça (Glassdrive-Q8) 3h17m35s

2.º Tomas Contte (Louletano) m.t.

3.º Tiago Antunes (Efapel Cycling) m.t.

4.º Rafael Reis (Glassdrive-Q8) m.t.

5.º Daniel Freitas (RP-Boavista) m.t.

6.º César Fonte (Kelly-Simoldes) m.t.

7.º Raul Rota (Manuela Fundación) m.t.

8.º Rafael Silva (Efapel Cycling) m.t.

9.º José Sousa (Kelly-Simoldes) m.t.

10.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua) m.t.

Geral Individual após a 3ª Etapa:

1.º Rafael Reis (Glassdrive-Q8) 5h13m56s

2.º Luís Mendonça (Glassdrive-Q8) a 19s

3.º Joaquim Silva (Efapel) a 36s

4.º Tiago Antunes (Efapel) a 38s

5.º Henrique Casimiro (Efapel) a 39s

6.º Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8) m.t.

7.º Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8) a 50s

8.º Emanuel Duarte (Atum General-Tavira) a 58s

9.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua) a 1m05s

10.º Aleksandr Grigorev (Atum General-Tavira) a 1m46s

Ciclismo + TV