Taça de Portugal de Juniores decide-se em jornada dupla

A Taça de Portugal de Juniores termina, no próximo fim de semana, com provas em Galegos, Penafiel, e na Palmeira, Braga. Nas mesmas datas, a Figueira da Foz recebe uma jornada dupla da Taça de Portugal de BMX. No domingo, Lousada será palco do evento internacional de ciclismo realizado em Portugal nesta semana, a terceira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO).

Foto: FPC

Uma semana antes do início de um mês repleto de competição da Seleção Nacional de Juniores, o pelotão daquela categoria etária disputa as duas últimas provas pontuáveis para a Taça de Portugal.

No sábado, a freguesia de Galegos, sede da equipa penafidelense ADRAP, é o local escolhido para a quarta prova pontuável para o troféu. A partida, às 14h45, e a chegada, prevista para as 17h35, acontecem junto à sede do clube. O percurso é seletivo e terá 98,4 quilómetros.

As contas finais da Taça ficarão fechadas no domingo, na freguesia bracarense da Palmeira, numa prova que, anualmente, homenageia o antigo ciclista Peixoto Alves. A partida será às 10h30, prevendo-se a chegada para as 13h00. Será mais uma corrida exigente, com chegada em subida.

O concelho de Lousada recebe, no domingo, a terceira corrida pontuável para a Taça de Portugal de XCO, prova C2 do calendário UCI. São esperadas perto de quatro centenas de atletas, distribuídas pelas diferentes categorias de competição.

O programa de corridas abre com os cadetes, às 9h00. Às 10h15 é a vez de todas as categorias femininas, exceto cadetes, e dos juniores masculinos. Os masters e os paraciclistas competem às 12h30. O fecho dá-se com a corrida de elite e sub-23, às 14h30.

As rondas três e quatro da Taça de Portugal de BMX disputam-se na pista de Vila Verde, Figueira da Foz, sábado e domingo. Estão inscritos mais de cem corredores para a dupla jornada. No sábado as provas iniciam-se às 16h00. No domingo o arranque está programado para as 10h30.

Mais eventos oficiais
30 de abril e 1 de maio: GP Alto Minho Master, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez
30 de abril: Encontro Regional de Escolas de BTT, Lousada
30 de abril: Taça do Algarve de Rampa, Alte, Loulé
1 de maio: Fox Enduro Race, Lousã
1 de maio: Circuito de Vila Chá de Ourique, Cartaxo
1 de maio: 3.ª Prova Taça de Estrada da Madeira, S. Gonçalo, Funchal, Madeira
1 de maio: Taça do Canal, Capelo, Faial, Açores

Ciclismo + TV