António Morgado terceiro classificado na primeira etapa da Corrida da Paz

António Morgado foi hoje o terceiro classificado na primeira etapa da Corrida da Paz, 102,8 quilómetros, com início e final em Litomerice. A tirada decidiu-se ao sprint, com vitória do luxemburguês Mathieu Kockelmann.

A prova checa da Taça das Nações de Juniores começou com uma etapa ondulada, mas sem subidas longas, o que não permitiu fazer grandes diferenças, levando o pelotão a viajar compacto durante grande parte da jornada.

Ainda assim, António Morgado e Gonçalo Tavares tentaram aplicar a fórmula que lhes tem garantido sucesso em Portugal, procurando mexer de longe com a corrida. Só que o poderio das seleções presentes nunca permitiu grande margem a qualquer das tentativas de fuga.
Foi um pelotão estirado, devido à parte final mais técnica, que discutiu a etapa. Mathieu Kockelmann deu a vitória ao Luxemburgo, seguido pelo dinamarquês Frederik Lykke e por António Morgado.

Daniel Lima, 26.º, e Gonçalo Tavares, 29.º, também chegaram no pelotão principal, com as mesmas 2h36m14s do vencedor. Tiago Santos foi 56.º, a 7m23s, Rúben Rodrigues foi 60.º, a 8m11s, e Tomás Mota terminou em 88.º, a 8m54s.

Na geral, porque se trata de uma prova com bonificações, Mathieu Kockelmann comanda com 6 segundos de vantagem sobre Frederik Lykke e luxemburguês Niels Michotte. António Morgado é quarto, a 8 segundos, porque apenas bonificou na chegada e não nas metas intermédias. Os restantes portugueses estão escalonados pela seguinte ordem: Daniel Lima, 27.º, Gonçalo Tavares, 30.º, Tiago Santos, 55.º, Rúben Rodrigues, 59.º, e Tomás Mota, 86.º. Portugal ocupa o sexto lugar na geral coletiva entre 19 equipas.

O segundo dia de competição, nesta sexta-feira, terá uma etapa dividida em dois setores. Às 8h00 começa o contrarrelógio de 11,2 quilómetros em redor de Trebenice. Às 15h00 inicia-se o setor vespertino, uma etapa plana, de 57 quilómetros, com início e final em Štetí.

Ciclismo + TV