Louis Sutton (Brocar Ale) vence a primeira etapa do GP Azores/Volta 2022

Louis Sutton (Brocar Ale) arrancou para a vitória, sem dar qualquer hipótese aos adversários, e cortou a meta isolado em Nordeste. João Medeiros (L.A.Alumínios/Credibom/MarcosCar) e Simone Carro (A.S.D Aries Cycling) terminaram em segundo e terceiro, respetivamente.

Foto: FPC

O GP Azores/Volta a São Miguel partiu de Ponta Delgada em direção a Nordeste, num percurso de 111 quilómetros. A ação começou logo nos primeiros quilómetros, com vários corredores a tentarem formar uma fuga, mas sem sucesso. Só ao quilómetro 21 foi possível destacar-se um grupo em relação ao pelotão, composto por sete corredores, entre eles Alexandre Montez e Diogo Narciso (L.A.Alumínios/Credibom/MarcosCar), Renan Quadri e Diogo Saleiro (ACDC Trofa), António Brites (Alenquer/G.D.M/Sobralcar), André Silva (Almodôvar/Delta Cafés/Crédito Agrícola) e Matteo Pellicari (A.S.D Aries Cycling).

Antes da primeira meta volante, Renan Quadri e André Silva viriam a destacar-se do grupo, chegando a ter mais de um minuto e meio de vantagem. Os dois viriam a ser novamente absorvidos pelo grupo, mas com a aproximação do primeiro prémio de montanha em Cerrado dos Bezerros, André Silva tornou a lançar-se ao ataque, alcançando a pontuação máxima na primeira contagem de montanha. Lá atrás, numa altura em que metade do percurso da etapa já tinha sido percorrido, era a equipa Porminho Team Sub23 que liderava o pelotão, a 2m03s dos fugitivos. 

Foi no início da subida para o segundo prémio de montanha, em Pedras do Galedo, que a situação de corrida se alterou, com alguns corredores a saltarem do pelotão e a fuga a começar a perder alguns elementos. Entre os audazes estiveram Louis Sutton (Brocar Ale), João Medeiros e Rodrigo Caixas (L.A.Alumínios/Credibom/MarcosCar) e Simone Carro (A.S.D Aries Cycling). Pouco depois, o britânico da Brocar Ale viria a lançar-se a todo o gás, ganhando rapidamente 1m15s de vantagem sobre os fugitivos.

Louis Sutton chegou a ter 2m20s de vantagem para o grupo perseguidor, que foi perdendo elementos até ao final da etapa. O britânico não deu qualquer hipótese aos adversários e cortou a meta isolado, em Nordeste. Do grupo dos fugitivos restaram João Medeiros e Simone Carro, que concluíram a etapa no segundo e terceiro lugares, respetivamente, ambos a 1m22s de Louis Sutton.

“Eu já estava a planear este ataque há alguns dias, mas sinceramente não sabia se iria conseguir. Ainda estou em choque. Sabia que seria difícil controlar os ataques durante a corrida e que iria ter vento de costas na segunda subida, por isso tinha de atacar nessa altura para tirar vantagem da parte final do percurso, com muito sobe e desce, tal como eu gosto. Não sei bem como será o dia de amanhã, mas vamos continuar a dar o nosso melhor. A equipa está bem e veremos se conseguimos aguentar na liderança”, afirmou Louis Sutton.

Assim, o corredor britânico da Brocar Ale segue para a etapa de amanhã como líder da geral, da classificação por pontos e da juventude, com André Silva a envergar a camisola da montanha.
A segunda etapa da prova, e também a mais longa, irá levar os corredores de Nordeste até à Ribeira Grande, num percurso de 142 quilómetros. A partida será dada às 12h00, estando a chegada prevista para as 15h44.

CLASSIFICAÇÃO COMPLETA

Ciclismo + TV