Rúben Simão estreia-se a vencer, Louis Sutton mantém a liderança do GP Azores

Numa etapa caótica em que o pelotão começou a partir desde cedo, Rúben Simão (L.A.Alumínios/Credibom/MarcosCar) foi mais forte e ergueu os braços na Ribeira Grande. Já Louis Sutton (Brocar Ale) conseguiu manter a camisola amarela, perdendo algum tempo em relação ao segundo classificado, Simone Carro (A.S.D Aries Cycling).

Foto: FPC

A segunda etapa do GP Azores/Volta a São Miguel foi a mais longa da prova e a emoção esteve ao rubro durante o dia de hoje. Os corredores partiram da pitoresca vila de Nordeste em direção à Ribeira Grande, num percurso de 142 quilómetros. 

Tal como se verificou na etapa de ontem, as movimentações no pelotão começaram logo nos primeiros quilómetros, com vários corredores a tentarem formar uma fuga, mas sem sucesso. 

O primeiro ataque significativo levou oito corredores para a cabeça de corrida, com um grupo de cerca de 20 corredores a saltar do pelotão e a colocar-se em posição intermédia. Pouco depois viriam a alcançar o grupo da frente, formando a fuga do dia. Nessa altura, completava-se primeira hora de corrida, que foi feita a uma média de 44 km/h.
No pelotão não havia entendimento entre os corredores e ninguém queria assumir as despesas da corrida. Na frente comandava a equipa Almodôvar/Delta Cafés/Crédito Agrícola, com a fuga a conseguir ganhar algum tempo em relação ao grupo perseguidor. Neste grupo da frente, destaque para uma forte presença da L.A.Alumínios/Credibom/MarcosCar, com cinco corredores, e para o camisola azul, André Silva (Almodôvar/Delta Cafés/Crédito Agrícola).

Tal como se esperava, o momento derradeiro da etapa foi no início da subida para a Lagoa do Canário, altura em que seis elementos decidiram lançar-se ao ataque. Entre eles estiveram João Macedo e Rúben Simão (L.A.Alumínios/Credibom/MarcosCar), Diogo Saleiro (ACDC Trofa), João Oliveira (Alenquer/G.D.M/Sobralcar), Diogo Pereira (Almodôvar/Delta Cafés/Crédito Agrícola) e David Mendoza (Globalia/Zamora Enamora). 

Depois de passar o Prémio de Montanha da Lagoa do Canário, por volta do quilómetro 71, o grupo que liderava a corrida começou a ganhar vantagem em relação ao grupo perseguidor, que já tinha perdido vários elementos ao longo da subida. Os seis corredores chegaram a ter perto de dois minutos de vantagem para o grupo perseguidor, que nunca teve capacidade para os alcançar. Faltavam 20 quilómetros para o final da corrida e a diferença para o pelotão, onde seguia o camisola amarela, Louis Sutton (Brocar Ale), era de 2m35s.

A 5 quilómetros do final da etapa Rúben Simão atacou para a vitória e só parou depois de cruzar a linha de meta, celebrando a sua primeira vitória. Na segunda posição, a nove segundos chegou o seu colega de equipa, João Macedo, com João Oliveira a cortar a meta em terceiro, com o mesmo tempo.

“Eu conhecia bem os últimos quilómetros da etapa e, como tinha outro colega meu na fuga, tínhamos vantagem numérica e conseguimos utilizar isso a nosso favor. Nos últimos quilómetros existiram algumas movimentações e foi nessa altura em que decidi lançar o ataque. As pernas responderam muito melhor do que eu estava à espera, ganhei vantagem e consegui mantê-la até à meta. Estou muito contente, esta é a minha primeira vitória como ciclista federado, já tinha conseguido todos os lugares possíveis, mas nunca tinha ganho”, revelou Rúben Simão, destacando ainda que amanhã a etapa será bastante dura, mas que o objetivo da equipa é chegar à camisola amarela.

Louis Sutton, apesar de uma etapa difícil, conseguiu manter a camisola amarela, e partirá para a terceira e última etapa com 53 segundos de vantagem para Simone Carro (A.S.D Aries Cycling). O italiano subiu à segunda posição na geral, depois de ter atacado na Lagoa do Canário, conseguindo integrar mais tarde o grupo intermédio. A terceira posição está nas mãos do açoriano João Medeiros (L.A.Alumínios/Credibom/MarcosCar), que segue a 1m22s do líder.

“Foi muito difícil controlar a etapa de hoje, pois estava muito marcado pelo facto de ter a camisola amarela. Conseguimos colocar dois corredores na fuga, mas rapidamente tiveram de recuar para me ajudarem, evitando assim perder muito tempo na classificação geral. Estou muito satisfeito, pois a equipa esteve muito bem e amanhã é dia de aproveitarmos e darmos o nosso melhor, tal como temos feito até ao momento”, disse o camisola amarela, Louis Sutton.

O líder da prova é também líder da geral da juventude e dos pontos. A classificação da montanha permanece dentro da mesma equipa, mudando de mãos, para Diogo Pereira (Almodôvar/Delta Cafés/Crédito Agrícola).Amanhã a etapa vai decidir-se na Lagoa do Fogo, onde será coroado o vencedor do GP Azores/Volta a São Miguel. O pelotão vai partir da Ribeira Grande pelas 12h00 e chegará à meta, na Lagoa do Fogo, pelas 15h52, após 127 quilómetros.

CLASSIFICAÇÃO COMPLETA

Ciclismo + TV